Em novo recuo, Trump suspende tarifaço sobre o Canadá por um mês

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Andrea Hanks/Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu na noite desta segunda-feira (3) as tarifas sobre o Canadá por um mês após um acordo com o primeiro-ministro Justin Trudeau.

Na última sexta-feira (31), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou a imposição de tarifas de 25% sobre produtos importados do Canadá e do México, além de taxas de 10% para a China.

No dia seguinte, Trudeau retaliou a política de Trump, aplicando taxas de 25% sobre produtos dos EUA.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), Trudeau afirmou ter tido “uma boa conversa” com Trump, e destacou que o país vai implementar um plano de US$ 1,3 bilhão para reforça a fronteira com os EUA, visando “interromper o fluxo de fentanil”.

“Acabei de ter uma boa ligação com o presidente Trump. O Canadá está implementando nosso plano de fronteira de US$ 1,3 bilhão — reforçando a fronteira com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, coordenação aprimorada com nossos parceiros americanos e recursos aumentados para interromper o fluxo de fentanil”, disse o primeiro-ministro canadense.

Mais cedo, os EUA também decidiram suspender por 30 dias as tarifas sobre o México após negociação com a presidente Claudia Sheinbaum, que garantiu a mobilização de 10 mil militares para a fronteira norte do país.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Artigo Anterior

Cármen defende cuidado para que liberdade não vire ‘exposição manipulada de ódio’

Próximo Artigo

Não apartem essas brigas. Por Moisés Mendes

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!