O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar o Brasil em declarações recheadas de distorções. Em entrevista à revista Time, publicada nesta sexta-feira (25), o republicano afirmou que países como o Brasil “sobrevivem” e “ficaram ricos” ao impor tarifas sobre produtos americanos.

A fala surgiu em resposta a uma pergunta sobre o chamado “tarifaço”, política protecionista agressiva implementada por sua gestão, responsável por desencadear uma guerra comercial com impactos negativos para diversos setores da economia americana e global.

Foi isso que a China fez com a gente. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia — a Índia cobra de 100% a 150%. Se você olhar para o Brasil, se você olhar para muitos, muitos países, eles cobram — é assim que eles sobrevivem. É assim que eles ficaram ricos”, disse Trump.

O presidente norte-americano ainda classificou política de tarifas como um “tremendo sucesso”, alegando, sem apresentar qualquer dado, que a produção industrial americana teria aumentado como resultado direto dessas medidas. “Lembre-se disso: não há tarifas se eles fabricarem os produtos aqui. Isso é um sucesso tremendo. Você ainda não percebeu, mas o que está acontecendo é um enorme sucesso. Estamos arrecadando bilhões e bilhões de dólares — dinheiro que nunca tínhamos arrecadado antes”, declarou.

Curiosamente, ao mesmo tempo em que se gaba das tarifas, o ex-presidente afirma que está próximo de concluir “dezenas de acordos” com os países afetados por elas. “Fechei 200 acordos. Você precisa entender, estou lidando com todas as empresas, com países muito amigáveis. Estamos nos reunindo com a China. Estamos indo bem com todos. Mas, no fim das contas, fui eu quem fechou todos os acordos”, disse, em mais um momento de autopromoção, sem apresentar detalhes sobre os supostos tratados.

Leia também:

Acompanhe as últimas notícias:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 25/04/2025