O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (19), em São Paulo, da 20ª edição do Natal dos Catadores e da População em Situação de Rua. Em um discurso emocionado, Lula transformou a celebração em um ato de defesa intransigente da dignidade humana e da democracia.
Ao lado de ministros e lideranças dos movimentos sociais, o presidente criticou duramente prefeitos que adotam medidas para impedir a circulação de carroças e o trabalho de reciclagem nas grandes cidades.
”Fiquei sabendo que tem prefeito proibindo as pessoas de passarem com carroça na rua. Proibir que alguém trabalhe para levar o sustento para sua família não tem nada de humanismo. É falta de respeito com o povo pobre deste país”, disparou Lula, sendo ovacionado pela multidão.
Mais investimentos e organização
O governo federal anunciou medidas concretas para fortalecer a categoria. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fará um aporte adicional de R$ 10 milhões no Programa Novo Cataforte, focado na estruturação de redes de catadores e na compra de equipamentos.
Lula também determinou o fim da fragmentação das políticas públicas para o setor. A partir de agora, haverá uma coordenação nacional centralizada, garantindo que os recursos e direitos cheguem a quem realmente precisa, sem burocracia. “O lixo para nós é luxo, é de onde tiramos o sustento e pagamos a faculdade dos nossos filhos”, celebrou um representante da categoria.
Durante o evento, o governo federal anunciou diversas ações que representam cerca de R$ 143 milhões para esses trabalhadores.
“Nós já fizemos muito, mas ao mesmo tempo ainda fizemos pouco. Porque o sofrimento e o abandono que vocês viveram secularmente não será reparado de uma hora para outra”, disse Lula, cobrando que sejam feitas divulgações massivas para que os catadores acessem os serviços e políticas que estão sendo desenvolvidas pelo governo.



