Sebastião Melo toma posse como prefeito de Porto Alegre reeleito

O prefeito reeleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), tomou posse nessa quarta-feira, dia 1º, radicalizando ainda mais sua guinada à extrema-direita. O chefe do executivo municipal da capital dos gaúchos defendeu o apoio à ditadura militar como uma premissa de liberdade de expressão.

Ao mesmo tempo em que falava de democracia, Melo disse: “Se um parlamentar ou qualquer um do povo disser ‘eu defendo a ditadura’, ele não pode ser processado por isso, pois isso é liberdade de expressão”.

Na sequência de seu discurso, comparou socialismo e comunismo: “Também quero que aquele que defende o comunismo, o socialismo, dizendo que não acredita na democracia liberal, ele não pode ser processado porque isso também é liberdade de expressao”.

A fala foi coberta por aplauso da base aliada misturada com forte vaia da oposição formada pelos vereadores de esquerda da camada municipal de Porto Alegre.

A Usina do Gasômetro, onde ocorreu a posse dele e de sua vice Betina Worm, além do secretariado municipal, ficou sem luz durante a cerimônia por causa da chuva. Poucos minutos após as primeiras gotas caírem, a cidade já registrava inúmeros pontos de alagamentos e regiões sem energia elétrica.

O Teatro Elis Regina estava às escuras às 18h, quando deveria começar o segundo ato da posse de Sebastião Melo na prefeitura de Porto Alegre. Enquanto Melo ainda discursava na Câmara de Vereadores, caiu a energia elétrica na região central.

Sem iluminação e microfones, a segunda cerimônia do dia ficou inviabilizada. Pouco depois das 18h30min veio a confirmação de que o evento foi cancelado — conforme a vice-prefeita, Betina Worm, a solenidade, em que tomariam posse os secretários, será remarcada.

No entorno da Usina, a chuva causou alagamento em diversas vias, inclusive na Avenida Mauá, por onde se ingressava no local da cerimônia. Em um salão amplo, antes da entrada do teatro, diversas goteiras causaram acúmulo de água no chão.

Com a chuva e os alagamentos na cidade, ele foi até o Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade (Ceic) para avaliar os danos. O anúncio de Betina, quase no escuro, foi feito ao lado do secretário-geral de Governo, André Coronel.A Vereadora Nathasha Ferreira, do PT, anunciou que vai denunciar Sebastião Melo na Procuradoria Geral de Justiça do RS, pela fala apologética à ditadura.

“A fala do prefeito em pleno discurso de posse é uma afronta a todas e todos que acreditam na democracia como um valor a ser defendido de forma irrestrita. Melo finge que não sabe que a liberdade de expressão não pode ser usada como desculpa para incentivar crimes. Defender a ditadura é um crime e deve ser tratado como tal. Por isso, anunciamos, enquanto bancada do PT na Câmara, que vamos denunciar o prefeito ao Ministério Público”, disse Natasha ao DCM.

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 01/01/2025