O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, se reuniu nesta terça-feira 18 com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Segundo a agenda oficial do ministro, o encontro foi para discutir o inquérito que investiga três deputados federais do partido por suspeitas de desvios de emendas.

A reunião acontece às vésperas da apresentação da denúncia pela Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela suposta tentativa de golpe de Estado. Valdemar também foi indiciado na mesma investigação.

Os deputados federais Bosco Costa (SE), Josimar Maranhãozinho (MA) e Pastor Gil (MA), todos do PL, são acusados de terem cobrado propina de 1,6 milhão de reais a José Eudes Sampaio Nunes, ex-prefeito da cidade de São José do Ribamar (MA).

O montante seria uma compensação pelo envio de recursos em emendas parlamentares para o município. Em termos percentuais, o valor supostamente cobrado ao ex-prefeito representa 25% dos 6,6 milhões de reais que seriam destinados à cidade.

Zanin, além de relator do caso dos deputados do PL, também é presidente da Primeira Turma, que deve avaliar a possível denúncia contra Bolsonaro e Valdemar.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 18/02/2025