O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ordenou que as centrais térmicas do país estejam em estado de alerta para garantir o abastecimento de energia elétrica. Em uma carta enviada recentemente, o órgão destacou que o alerta é necessário devido ao período seco no país.
As baixas precipitações nos últimos meses levaram as bacias hidrográficas do país a ficarem abaixo da média histórica. No entanto, o consumo de energia continuou a aumentar.
Portanto, o órgão solicitou a maximização da disponibilidade de geração térmica e a prontidão das usinas para garantir o atendimento eletroenergético em caso de necessidade de despacho para atendimento ao SIN [Sistema Interligado Nacional] durante o período seco e transição para o período úmido de 2024/2025.
Agora, as empresas devem informar seus cronogramas de manutenção e relatar eventuais problemas relacionados à hibernação e à falta de combustíveis. O prazo para isso é até o próximo dia 31 de julho.
Nesse contexto, a bandeira amarela foi reativada no país, este mês, após dois anos. Isso ocorre porque o maior uso de usinas termelétricas deve tornar a conta de energia mais cara para os consumidores.