Em meio à crise comunicacional, João Campos emerge em articulações para 2026

João Campos (PSB) faz uma trajetória de sucesso político regional e, após se estabelecer como um dos mais bem votados prefeitos reeleitos, mira um caminho seguro para 2026: o governo de Pernambuco. Jovem, bem posicionado politicamente e nas redes sociais e com uma carreira política consolidada, os caminhos do popular prefeito para o ano que vem podem ultrapassar a raia regional e ser a aposta que a esquerda busca para a sucessão de Lula.

A possibilidade foge das conversas da cúpula do PT e dos partidos aliados e também das movimentações do próprio presidente. Mas é o que mostra, pelo menos, as últimas pesquisas eleitorais que sondaram o tema. Na semana passada, a Atlas/Intel perguntou aos eleitores sobre as chances de eleição de Lula, dando vitória ao atual presidente contra todos os adversários da direita. E João Campos apareceu como plano B.

E apesar de o PT não assumir, por enquanto, é sabido que tanto a pressão da imprensa, como as pretensões pessoais do próprio presidente são de alçar um sucessor, de preferência um nome jovem da política, que consiga fazer frente a figuras que despontaram nas últimas eleições municipais, como Pablo Marçal (PRTB) e, mais recentemente, o cantor sertanejo Gusttavo Lima.

Na pesquisa da última semana, o instituto questionou a preferência do eleitorado de um candidato à Presidência que represente a esquerda e pautas progressistas em 2026. Lula, claramente, liderou com 61,5%. Mas o prefeito de Recife, João Campos (PSB), surgiu com nada menos do que 18,3%, um potencial de nome, ainda não trabalhado eleitoralmente, e tampouco negociado.

Apesar de pequeno, o resultado chama a atenção por como um prefeito de uma cidade que não está entre os 5 maiores colégios eleitorais do país tem amplo posicionamento no eleitorado nacional: Recife tem pouco mais de 1,2 milhões de eleitores, quatro vezes menos que Rio de Janeiro e oito vezes menos que São Paulo.

A explicação, segundo os pesquisadores Priscila Lapa e Sandro Prado, Observatório das Eleições no Jornal GGN, estaria em “atributos de personalidade do prefeito”. Somados a outros fatores locais, como o legado histórico deixado pelo pai, Eduardo Campos, e bisavô, Miguel Arraes, eles destacam a habilidade na sua comunicação política e digital.

Não à toa, em meio a maior crise comunicacional do governo Lula, a Fake News envolvendo o Pix, João Campos foi especialmente convidado e ouvido diretamente pelo presidente.

A viagem também chamou a atenção. Na grande imprensa, a informação divulgada foi de que o prefeito saiu de Recife, Pernambuco, à Brasília, para dar “conselhos” a Lula sobre como atuar na comunicação nas redes.

Está comprovado que Campos conhece do assunto. Os 78% dos votos de Recife foram resultados de uma campanha política com forte peso nas redes, além dos contextos locais. Mas não bastaria para sustentar o deslocamento. O interesse de Campos é o de manter um bom trânsito direto com o presidente Lula.

A mira dele, ainda, é local. Segundo a repórter pernambucana Betânia Santana, o prefeito recebeu a informação de que o PT poderia apoiar a atual governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), em 2026.

Para evitar o risco, Campos foi à Brasília em uma agenda que incluiu não só Lula, mas visitas a ministros de governo, como a da Saúde, Nísia Trindade, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, encontros com o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Mas o amplo movimento de João Campos, visto com bons olhos pela equipe ministerial do presidente, e o acolhimento de Lula, que recebeu o prefeito sem espaço na agenda oficial, acenaram para o que as pesquisas já trouxeram: o crescimento de João Campos como possível aposta de sucessão da esquerda.

Leia mais:

Artigo Anterior

Como Gusttavo Lima reagiu ao descobrir a rejeição recorde na disputa pela presidência

Próximo Artigo

“Continua tramando um golpe”, diz Gleisi sobre entrevista de Bolsonaro ao New York Times

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!