Na disputa pela prefeitura de Macapá, capital do Amapá, os partidos da União pela Liberdade e Justiça (PT, PCdoB e PV) integram a coligação encabeçada pelo Partido Socialista Unificado (Psol). As quatro agremiações formam a Frente Macapá da Liberdade.
O candidato a prefeito da coligação é João Lemos, do Psol, e Maria Alves, do PT, é a candidata a vice-prefeita na chapa.
João Lemos tem 52 anos, é professor de história na rede estadual, advogado e já foi professor de direito em faculdade privada. Ele é o atual presidente do Psol no Amapá e concorre pela segunda vez ao cargo de prefeito da capital. Lemos tem experiência na gestão pública, tendo já atuado como assessor Jurídico da Secretaria de Receita do Estado do Amapá, foi secretário municipal de Finanças e de Administração da Prefeitura de Macapá e ocupou também o cargo de secretário de Estado da Administração no Governo do Amapá.
A petista Maria Alves, indicada pelo partido como candidata a vice-prefeita, é professora, socióloga e pedagoga, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e Trabalho e Sindicalismo. Ela atua no movimento sindical como militante e dirigente desde 1994, já foi da Executiva Estadual da CUT e é dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE). É filiada ao PT há mais de 20 anos, já foi secretária geral e atualmente é a vice-presidente estadual do PT/AP.
Maria Alves se define como uma militante “na defesa da classe trabalhadora em suas diversidades e no empoderamento das mulheres em todos os espaços da vida social e política, por isso tem uma atuação firme na defesa da educação e dos direitos humanos”.
Ela fala do novo desafio de disputar a prefeitura da capital ao lado do candidato João Lemos.
“É com muito orgulho e esperança, do verbo esperançar, que aceitamos o desafio de estarmos ao lado de João Lemos, como candidata a vice-prefeita, por uma Macapá que acolha, cuide e atenda com políticas públicas efetivas todas as pessoas que escolheram essa Cidade para viver e plantar seus sonhos. Queremos uma vida mais digna e justa em uma cidade inteligente e resiliente que pulsa no coração da Amazônia”, enfatiza.
Principais propostas da Frente Macapá da Liberdade
A chapa João Lemos (Psol) e Maria Alves (PT) tem um compromisso político com uma gestão que atue com transparência e responsabilidade para com os recursos públicos, principalmente na sua aplicação na saúde, educação, transporte público e no saneamento básico, que é um dos grandes problemas da capital amapaense.
João Lemos e Maria Alves propõem em seu plano de governo a construção de uma Macapá de oportunidades para todas as pessoas, para que possam trabalhar, se realizar e empreender, com serviços públicos de saúde e educação sejam referência em atendimento humanizado e eficiente.
Também está na proposta da chapa a valorização dos profissionais para que atuem com qualidade e compromisso com o bem-estar da população, além de implantação na capital de uma infraestrutura e equipamentos públicos adequados às necessidades da população;
A recuperação das áreas verdes e projetos de preservação, utilizando a natureza como aliada, investimentos na mobilidade urbana, acessibilidade e transporte público de qualidade e em quantidade adequada e o combate à violência de gênero e promoção da igualdade para que mulheres, meninas garantindo segurança e cuidados adequados, estão entre as prioridades apresentadas pela Frente Macapá da Liberdade.
Além disso, também estão entre as prioridades a garantia do respeito e combate às violências contra a população LGBTQIAP+ e todas as suas diversidades, assim como a implementação de políticas públicas para incentivar o protagonismo da juventude e a promoção de políticas antirracistas e o combate ao preconceito religioso, com a valorização da cultura afro-brasileira e das comunidades tradicionais.
Na área econômica, a dupla tem como propostas o incentivo ao desenvolvimento sustentável, à economia criativa e solidária, o fomento à economia verde com investimentos em energias renováveis, agricultura familiar e o turismo ecológico.
Da Redação