Em meio a uma intensa estiagem, temperaturas extremas e incêndios que trouxeram preocupações e transtornos para os moradores do interior de São Paulo, o estado registrou, entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23), um total de 2.316 focos de incêndio. Esse número é quase sete vezes superior ao contabilizado em todo o mês de agosto do ano passado, quando foram registrados 352 incidentes.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), esses dados colocam São Paulo como o estado com o maior número de incêndios no final desta semana, ultrapassando inclusive estados da Amazônia Legal, que enfrentam uma temporada recorde de queimadas. A fumaça dessas queimadas já se espalhou por 10 estados, incluindo São Paulo e até o Rio Grande do Sul.
Os números são provenientes do Programa BDQueimadas, administrado pelo Inpe, que utiliza dados coletados por satélites de referência. Esses satélites fornecem informações que formam a série histórica, permitindo comparações entre diferentes períodos.
Vários incidentes, especialmente relacionados a canaviais em chamas e a morte de dois trabalhadores que tentavam conter o fogo na sexta-feira em Urupês, motivaram o Governo do Estado a estabelecer um gabinete de crise para buscar soluções para essa situação.
O interior de SP está em chamas. E a capital tem céu vermelho de fumaça.
No dia 16 a Defesa Civil disparou alerta de emergência para queimadas nessa semana. Oficiamos 16 prefeituras cobrando medidas de prevenção.
Ribeirão, uma das cidades que a gente avisou, está assim agora: pic.twitter.com/epu2Kgjk3m
— Monica das Pretas (@MonicaSeixas) August 23, 2024
Vale destacar que a maior parte dos incêndios está concentrada em municípios das regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, São Carlos e Bauru.
Entre as cidades com maior número de focos, segundo o Inpe, estão Pitangueiras, Altinópolis e Sertãozinho, que juntas somam 203 ocorrências. Outras cidades como Pontes Geral, Urupês, Salmourão e Pontal aparecem na sequência, com mais 165 casos. Ribeirão Preto está entre as 20 cidades com mais registros no estado, contabilizando 32 focos.
O governo estadual informou que 30 cidades estão em alerta máximo para grandes queimadas e devem manter vigilância redobrada. São elas:
- Alumínio
- Araraquara
- Bernardino de Campos
- Boa Esperança do Sul
- Dourado
- Iacanga
- Itápolis
- Itirapina
- Jaú
- Lucélia
- Monte Alegre do Sul
- Monte Azul Paulista
- Nova Granada
- Piracicaba
- Pirapora do Bom Jesus
- Pitangueiras
- Poloni
- Pompeia
- Pontal
- Presidente Epitácio
- Sabino
- Salmourão
- Santo Antônio da Alegria
- Santo Antônio do Arancanguá
- São Bernardo do Campo
- São Simão
- Sertãozinho
- Taquarituba
- Torrinha
- Ubarana