O Partido dos Trabalhadores, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, além de centros sindicais, representações religiosas, organizações partidárias e movimentos sociais seguem na convocação das suas militâncias e instâncias para ocupar as ruas das capitais e cidades em todos os estados do país no dia 7 de setembro. A pauta é a defesa da soberania do Brasil, hoje sob feroz ataque dos Estados Unidos e de forças de extrema direita interna.
O presidente Nacional do PT, Edinho Silva, defende uma ampla articulação permanente nas ruas, nas redes, nos parlamentos e nos governos em defesa do Brasil e dos brasileiros e brasileiros contra os ataques internos e externos. E isso inclui também a defesa da soberania digital, uma agenda para que o país construa uma ambiente seguro nas plataformas digitais, que devem ser reguladas pela legislação brasileira e orientadas por princípios e valores democráticos.
Nas redes sociais, o petista fez um chamado geral para que os verdadeiros patriotas se manifestem no próximo dia 7 para defender o Brasil. “Aqui é Brasil e não vamos deixar Trump ou qualquer outro estrangeiro decidir sobre o nosso futuro”, afirmou Edinho, em postagem publicada nesta quinta-feira (28).
Vamos às ruas!
Participe do ato por Brasil soberano 🇧🇷 de sua cidade. Convide seus amigos, amigas e família para essa importante atividade em que gritaremos bem alto:
Aqui é Brasil e não vamos deixar Trump ou qualquer outro estrangeiro decidir sobre o nosso futuro.— Edinho Silva (@edinhosilva) August 28, 2025
Leia também – Edinho Silva: “O Brasil não é quintal dos Estados Unidos”
Assista o vídeo de convocação para o dia 7 de setembro:
Dia 7 de setembro vai ser dia de lutar por nossa soberania, pela defesa do Brasil. 🇧🇷 pic.twitter.com/KwvdTusymS
— Edinho Silva (@edinhosilva) August 28, 2025
“[Quero] chamar vocês para que a gente aqui saia com a responsabilidade de construção de um grande 7 de setembro. O 7 de setembro com todas as centrais sindicais, o 7 de setembro com todos os movimentos sociais, o 7 de setembro com toda a sociedade que quer se posicionar a favor da democracia a favor da soberania nacional, a favor de um Brasil forte e soberano, de um povo brasileiro forte e soberano contra as expressões e as manifestações do fascismo”, reforçou Edinho, em outra publicação.
Confira abaixo os locais e os horários específicos onde já estão confirmados os atos e manifestações do “Povo independente é povo soberano!”
Fortaleza/CE – Praia do Futuro, 8h
São Paulo/SP – Praça da República, 9h
Aparecida/SP – concentração no porto e segue em caminhada até a basílica, a partir das 7h
Salvador, BA – Campo Grande – 9h
Natal/RN – Praça das Flores, Petrópolis – 9h
Recife/PE – Parque 13 de maio até Praça do Carmo – 9h
Porto Alegre/RS – Ponte de Pedra, Largo dos Açorianos – 14h
Rio de Janeiro/RJ – Rua Uruguaiana com Presidente Vargas, Centro – 9h
Campo Grande/MS – Cruzamento da Rua 13 de maio com Dom Aquino, 8h
Goiânia/GO Praça do Trabalhador 8h30, seguida de caminhada a partir das 9h pela Feira Hippie
Brasília/DF – Praça Zumbi dos Palmares – 10h
Belém/ PA, Concentração às 9h na escadinha do cais do porto, seguindo em caminhada até a praça prefeitura de Belém.
Aracaju/SE – Praça da catedral metropolitana, no meio do desfile das escolas
Macapá/AP – Avenida Cabral, pela manhã
Vitória/ES – concentração na Praça Portal do Príncipe às 8h30 e encerramento na Praça João Clímaco, em frente ao Palácio Anchieta.
Belo Horizonte/MG – Praça Raul Soares, 9h
Da Redação