Em audiência, STF debaterá legalidade das emendas PIX e de bancada

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou a realização de audiência pública, no dia 27 de junho, para debater a constitucionalidade das emendas parlamentares impositivas, as chamadas emendas PIX, e as de bancada.

Ações diretas de inconstitucionalidades, das quais o ministro é relator, questionam a legalidade dos dispositivos que tratam dessas emendas.

Numa das ações, o PSOL argumenta que a execução obrigatória delas reduz a discricionariedade do poder Executivo na gestão do orçamento e subverte a independência dos poderes.

Outras questionam dispositivos que disciplinam a alocação de recursos federais a estados, Distrito Federal e municípios por meio das emendas individuais ou emendas PIX.

Leia mais: Emendas PIX: MPF sugere ações criminais contra prefeitos de 361 municípios

“O tema das emendas parlamentares e sua impositividade reveste-se de inegável relevância do ponto de vista social, econômico e jurídico”, disse o ministro.

Para ele, há “pontos controvertidos” que precisam ser analisados como a obrigatoriedade das emendas parlamentares “individuais” e “de bancada” frente à separação dos poderes e ao sistema presidencialista.

Outro ponto seria o cumprimento dos princípios da eficiência, economicidade e do planejamento na alocação orçamentária por meio de emendas impositivas, analisando os resultados em obras, bens e serviços públicos.

Além disso, é preciso considerar a compatibilidade do montante e do crescimento das emendas impositivas com a Constituição e o atendimento das emendas parlamentares às regras de responsabilidade fiscal.

O ministro ressalta ainda que a audiência pública se concentrará somente nas controvérsias constitucionais e não debaterá denúncias, acusações de improbidade ou casos de desvios de recursos.

Em nota, o STF diz que os subsídios colhidos na audiência pública serão encaminhados à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Advocacia-Geral da União (AGU) para pronunciamento final antes do julgamento das ações no STF.

Artigo Anterior

MST celebra 80 anos de Pedro Xapuri, militante histórico da luta pela terra em SP

Próximo Artigo

5 aspectos do lado sombra do signo de Gêmeos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!