A chapa do PT que disputa a Prefeitura de Aracaju é uma combinação puro-sangue feminina em uma demonstração da força da mulher nordestina. A candidata a prefeita, Candisse Carvalho, tem como vice a Professora Rosângela, mulher preta que foi vereadora em duas legislaturas e secretária de Educação.
Rosângela tem uma história de luta em favor da igualdade de gênero e na defesa de oportunidades políticas para as mulheres. A intenção do PT é eleger essa dobradinha da Federação Brasil da Esperança e fazer, pela primeira vez, uma prefeita mulher na capital de Sergipe.
Candisse promete continuar e fortalecer o legado do PT em Aracaju, para reviver os bons tempos em que o prefeito era o petista Marcelo Déda e Lula, o presidente. Ela acredita que com o PT no governo federal e na gestão municipal, Aracaju será uma capital mais equilibrada e justa para a população.
A candidata destacou o alinhamento de seu plano de governo “Aracaju na Medida Certa” ao plano de governo do presidente Lula, enfatizando a importância de combater a fome e a pobreza na cidade. Ela conta que a sua admiração pelo presidente do PT começou em 1989, influenciada por sua mãe, que via em Lula um defensor dos pobres.
A campanha está na rua
A campanha foi iniciada na última sexta-feira (16) e, na quarta-feira (21), a candidata, a vice e os apoiadores fizeram a primeira grande passeata em bairros periféricos da zona Norte e da zona Sul como Marivan, Santa Maria, São Conrado e Japãozinho.
Na avaliação de Candisse, os avanços conquistados pela população brasileira com a eleição de Lula em 2022, como o fortalecimento de políticas sociais, também devem chegar a Aracaju.
“O governo do presidente Lula fez o salário mínimo aumentar e a taxa de desemprego cair. E valorizou programas importantes como o Bolsa Família e o Mais Médicos. Precisamos que essas políticas cheguem com mais força ao povo de Aracaju, com o PT de volta à prefeitura”, disse.
A campanha também está nas redes sociais, interagindo com a comunidade aracajuana e divulgando o plano de governo.
Biografia identificada com Aracaju
Candisse é graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe e mestranda em gestão e política pública. Como jornalista construiu uma carreira notável na TV Sergipe, onde atuou por 15 anos, quando recebeu o reconhecimento da população aracajuana com suas reportagens comunitárias.
Sua vocação para a política surgiu durante seu trabalho de repórter, onde deu voz às populações mais pobres. Candisse acredita que, por meio da política, pode promover as transformações necessárias para sua terra natal.
Filha caçula de uma dona de casa e de um funcionário público, cresceu nos bairros Centro, Cirurgia, Augusto Franco e Coroa do Meio. Desde cedo, enfrentou as dificuldades típicas da população aracajuana como o precário transporte público.
Aos 16 anos começou a trabalhar como balconista em uma loja. Se dedicou aos estudos e se tornou a primeira mulher em Sergipe a coordenar campanhas majoritárias de marketing político, fruto de sua formação em comunicação social.
Plano de governo
Nos primeiros dias de campanha, a candidata petista já falou sobre diversos temas relevantes para a população aracajuana, como o fortalecimento da guarda municipal, transparência dos gastos públicos, redução da mortalidade infantil, revitalização ambiental e transição energética em Aracaju.
Também destacou a tarifa zero para o transporte público e discorreu sobre a importância da participação popular na definição das políticas públicas para a cidade. Ela enfatizou a necessidade da recuperação de políticas bem-sucedidas, como a saúde preventiva da mulher e o suporte à primeira infância.
Para a juventude, Candisse prevê capacitação e emprego, e a sustentabilidade na preservação ambiental, recuperação de áreas protegidas e soluções urbanísticas para evitar os constantes alagamentos na cidade.
Da Redação