Elon Musk faz saudação nazista durante discurso de posse. Foto: Reprodução

O bilionário Elon Musk passou a atacar a Wikipédia após internautas incluírem, na página dedicada a ele, uma referência à saudação nazista feita durante a posse do presidente dos EUA, Donald Trump. O episódio alimentou o embate entre Musk e Jimmy Wales, fundador da enciclopédia online, que trocaram farpas nos últimos dias.

Na segunda-feira, durante a posse de Trump, Musk estendeu os braços duas vezes em um gesto semelhante ao “sieg heil”, saudação associada ao regime nazista. Desde quarta-feira, o gesto foi incluído na página de Elon Musk na Wikipédia, bem como na página dedicada à saudação nazista.

Na página de Musk, a Wikipédia descreve o gesto como algo que “foi percebido por vários observadores como uma saudação nazista”, mas ressalta que o bilionário negou qualquer associação.

Apesar disso, o bilionário reagiu atacando a enciclopédia online, acusando-a de disseminar “propaganda” da mídia tradicional, um de seus alvos frequentes. Além disso, ele incentivou seus seguidores a deixarem de financiar a Wikipédia.

“Fatos”, não propaganda, respondeu Jimmy Wales no X, antigo Twitter. “Elon não está feliz que a Wikipedia não esteja à venda”, ironizou Wales, fazendo referência à polêmica aquisição do X pelo empresário em 2022, quando Musk comprou a plataforma por US$ 44 bilhões.

Confira:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 23/01/2025