Xi Jinping sobre 2024: “avançamos na tempestade”

Por Leonardo Silva, professor associado da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

O presidente chinês, Xi Jinping, renovou a confiança na continuidade da trajetória de desenvolvimento da China em um discurso forte em decorrência do ano novo.

Ele ressaltou que a China avançou em todos os aspectos, desde a economia até questões relativas a mudanças na governança e a promoção da paz mundial e a rápida promoção de energia baseada em baixo carbono.

“Lidamos ativamente com os impactos causados pelas mudanças nos ambientes interno e externo através de um conjunto de políticas, promovendo com passos firmes o desenvolvimento de alta qualidade.

A economia do país voltou a crescer e apresenta uma tendência otimista, com a previsão de que o PIB superará 130 trilhões de yuans neste ano. A produção de grãos ultrapassou 700 milhões de toneladas. O desenvolvimento regional obteve progresso coordenado, consolidando as realizações que já alcançamos.

A nova urbanização e o revigoramento rural alcançaram o desenvolvimento integrado com uma perfeita sinergia. O desenvolvimento verde e de baixo carbono foi expandido a níveis mais profundos, revelando assim um cenário de uma bela China”.

O presidente chinês também destacou a construção de sua soberania alimentar, com a elevação constante das colheitas, e a economia chinesa passando por uma grande transição marcada pelo advento de “novas forças produtivas de qualidade”.

A produção anual de veículos de nova energia bateu a casa de 10 milhões de unidades, e novos resultados foram alcançados nos setores de circuito integrado, inteligência artificial e comunicação quântica.

A missão Chang’e-6 coletou pela primeira vez amostras do lado oculto da Lua, o navio Mengxiang explorou as profundezas do oceano, a Ligação Shenzhen-Zhongshan conecta as duas cidades através do mar, e a estação de pesquisa Qinling foi erguida no campo de gelo na Antártica.

Os dados demonstram o que já é muito claro para o público especializado: a China avança no rumo de sua autossuficência tecnológica apesar da tentativa desesperada dos Estados Unidos em impedir este avanço.

A economia chinesa, baseada na propriedade pública da grande produção e do sistema financeiro, vai demonstrando superioridade. Superioridade esta que vai além da competição com outros países. É a superioridade do socialismo com características chinesas.

Neste contexto de elevação do poderio econômico chinês, as contribuições do país para a estabilidade mundial ocorrem de forma concreta. Neste discurso de ano novo, o presidente Xi Jinping nos lembra de uma série de iniciativas chinesas no exterior, conforme suas próprias palavras, “aprofundando a solidariedade e a cooperação com o Sul Global”.

Trata-se, principalmente do papel cumprido pela China com a Iniciativa Cinturão e Rota que se trata atualmente do maior programa de investimentos em infraestruturas e cooperação em vários níveis jamais vistos na história humana.

São milhares de projetos conjuntos entre a China e mais de 100 países do mundo de promoção de ligações por terra e mar, levando possibilidades novas de desenvolvimento econômico aos países mais pobres e vulneráveis.

O discurso de ano novo é um ato que ocorre em todo último dia do ano. O que percebemos de diferente neste discurso em 2024 é a demonstração de adiantamento de resultados promissores do 14º Plano Quinquenal e apontando que a China tem construído seu próprio caminho para enfrentar as grandes adversidades do cenário externo.

Como já dissemos mais acima, poucos percebem, mas a governança chinesa preparou-se muito bem nas últimas décadas para a chegada de um momento onde seu desenvolvimento iria passar por grandes provas e testes. O discurso de ano novo de Xi Jinping é uma matéria a ser lida e estudada pelos interessados no presente e no futuro da China.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 01/01/2025