O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e várias entidades ligadas ao jornalismo profissional lançaram uma campanha para combater a desinformação durante o período eleitoral.
Com o lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, a iniciativa visa promover informações confiáveis e apuradas por profissionais da imprensa, além de alertar sobre a circulação de informações falsas sobre o pleito.
Segundo o TSE, os textos usam “linguagem regional para engajar as eleitoras e os eleitores”. Um dos textos a ser divulgado é “Bah! Mentira é chinelagem!”, em referência a gírias populares no Rio Grande do Sul.
Durante o evento, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, ressaltou que o Brasil enfrenta diversas formas de “mentiras contra o voto livre” e que a campanha tem como objetivo conscientizar os eleitores.
Participam da iniciativa a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Agência Lupa, Aos Fatos, Coar, Instituto Palavra Aberta, Projeto Comprova e Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo).
Cármen Lúcia ainda anunciou o lançamento de um número de telefone (1491) que permitirá aos eleitores denunciarem irregularidades relacionadas às eleições, como propaganda irregular e abuso de poder. As denúncias serão avaliadas pelo Centro Integrado de Combate à Desinformação, que opera com integrantes da Justiça Eleitoral, Ministério da Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o Ministério Público Federal (MPF).
Além disso, também foram assinados acordos com plataformas digitais para a remoção de conteúdos irregulares das redes sociais.