As convenções municipais irão confirmar as candidaturas do PSTU em 43 cidades, sendo 15 em capitais.

São candidaturas de mulheres e homens da classe trabalhadora: operárias e operários; servidores públicos; ativistas de movimentos de luta contra as opressões; indígenas; camponeses; e jovens universitários e das periferias.

Candidaturas que irão apresentar e defender um projeto revolucionário e socialista para as cidades e o país, para derrotar os bilionários capitalistas.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

Convenção oficializa candidatura socialista de Toninho Ferreira para prefeito

O PSTU oficializou, no sábado (20), as candidaturas para as eleições municipais deste ano em São José dos Campos (SP). O advogado e presidente do diretório municipal Toninho Ferreira é o candidato a prefeito, e sua vice é a também advogada e militante do movimento de mulheres Janaína dos Reis.

Toninho foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos por duas vezes. Liderança histórica nas lutas dos trabalhadores, esteve à frente de lutas emblemáticas na cidade, como a histórica Ocupação do Pinheirinho e mobilizações contra o aumento ilegal de salários de prefeitos e vereadores. Já concorreu por duas vezes à prefeitura de SJC e para governador do estado.

Janaína dos Reis (47 anos) é advogada, dirigente do Movimento de Mulheres em Luta (MML) e integrante da CSP-Conlutas Vale do Paraíba. Já foi dirigente sindical na categoria dos metalúrgicos de São José dos Campos e região e tem militância destacada no combate ao machismo, ao racismo e à LGBTfobia. Em pleitos anteriores, já foi candidata a vereadora pelo partido.

Uma alternativa socialista contra a direita e o reformismo

Realizada no Teatro Benedito Alves, foi a primeira convenção na cidade e contou com a saudação de entidades sindicais, movimentos sociais e organizações políticas. Em contraste com o frio e a chuva fina que caía no início da manhã, o clima entre as pessoas presentes foi de garra, animação e defesa contundente do perfil classista e socialista das candidaturas a serem lançadas.

Em sua fala, Toninho destacou que as candidaturas do partido serão a alternativa de esquerda, em contraponto aos candidatos da ultradireita, bem como aos que representam projetos de conciliação de classes.

“Defendemos uma São José dos Campos para os trabalhadores e os setores explorados e oprimidos e não para favorecer os ricos como ocorre atualmente. Nosso programa apresentará medidas que enfrentem os poderosos e de fato atendam as demandas da maioria da população e uma saída socialista para a solução dos problemas da nossa classe”, afirmou.

Além da crítica à administração de direita do atual prefeito (PSD), mas também à candidatura reformista encabeçada pelo PT-PSOL, Toninho enfatizou que é possível colocar o Orçamento de uma cidade rica como São José para municipalizar o transporte público e adotar a Tarifa Zero; regularizar os bairros irregulares, fazer desapropriação para políticas de moradia popular. Defendeu a permanência dos moradores no Banhado e da comunidade Menino Jesus, ameaçados de remoção; denunciou a proposta de privatização do Parque da Cidade e as terceirizações na Saúde, assim como a aprovação do projeto de escolas cívico-militares.

A candidata a vice, Janaína dos Reis, ironizou o slogan do atual governo (Bom é viver em SJC) e questionou: “SJC é boa para quem?”. “Aqui nessa cidade é tudo para os empresários e nada para os trabalhadores. Os espaços não são para todos. E aí existe uma criminalização da pobreza para justificar tudo isso os problemas que acontece”, afirmou.

Vereadores

A convenção também oficializou uma chapa classista e socialista para disputar a Câmara de Vereadores.

Com Raquel de Paula, uma mulher negra e trabalhadora dos Correios; Ernesto Gradella, professor, ex-deputado federal e atual dirigente da Admap; e uma candidatura coletiva operária, liderada por Weller Gonçalves, juntamente com Antônio Lisboa, Eduardo Gabriel (Bob), José Dantas Sobrinho e Jairo Venâncio, o PSTU vai colocar em campo uma campanha classista, de esquerda e revolucionária em defesa da classe trabalhadora e do socialismo.

***

RECIFE (PE)

PSTU oficializa candidatura de Simone Fontana e José Mariano para a prefeitura

No último sábado (20), o PSTU oficializou os nomes que lançará para a prefeitura de Recife (PE). A chapa socialista será composta por Simone Fontana e José Mariano. A escolha aconteceu durante a Convenção Eleitoral, que reuniu militantes, ativistas e simpatizantes do município, na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos.

Simone é professora aposentada e possui uma longa trajetória de luta na cidade. Foi da direção do Simpere (Sindicato Municipal dos Profissionais do Ensino da Rede Municipal do Recife) por quatro gestões. Também é uma das fundadoras do PSTU em Pernambuco e já foi candidata ao cargo de deputada federal, senadora e vereadora.

Sobre a candidatura à prefeitura, Simone afirma que é preciso “enfrentar os graves problemas sociais e a desigualdade de Recife. João Campos [atual prefeito de Recife (PSB)], tem governado para os bilionários, colocado a cidade à venda, aumentando a fortuna nas mãos de poucos às custas da pobreza da maioria da população. Queremos ser oposição de esquerda e socialista à atual gestão e combater a direita tradicional e extrema direita bolsonarista. Queremos um governo dos trabalhadores de Recife apoiado em Conselhos Populares”

O vice na chapa, José Mariano Macedo, é professor de Educação Física. Atuou ativamente no Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco) e também na CSP-Conlutas do estado. Poeta, Mariano é entusiasta da cultura popular e autor de livretos de poesia.

PSTU também lançará candidatos a vereador

Além da chapa majoritária com Simone e Mariano, o PSTU lançará dois candidatos a vereador. Os nomes são Valéria Félix, trabalhadora e ativista da saúde de longa data, e Caio Marx, estudante de História e liderança do movimento estudantil na UFPE.

***

Curitiba (PR)

Samuel de Mattos, trabalhador dos Correios, é confirmado como candidato a prefeito

O Espaço Leo Trotsky foi ocupado, na noite do dia 24, por militantes, filiados, simpatizantes e amigos do PSTU para acompanhar a convenção municipal que confirmou o nome do trabalhador dos Correios, Samuel Mattos, a prefeito de Curitiba. O vice é Leonardo Guedes Martinez, que é LGBTI e motorista por aplicativo.

“Coloquei meu nome à disposição do PSTU para representar um projeto de uma Curitiba para os trabalhadores e a população pobre, e não para atender os interesses dos grandes empresários como a atual gestão, que transformou Curitiba em uma cidade maquiada para turista ver”, disse Samuel de Mattos, pré-candidato a prefeito.

Samuel de Mattos terá o motorista por aplicativo, Leonardo Guedes Martinez, como vice.

“Vamos denunciar os processos de terceirizações que servem para encher os bolsos dos empresários. Vamos propor a redução dos salários de prefeito, secretário e vereadores e acabar com suas mordomias. Todos vão receber o mesmo que uma professora. Os representantes eleitos pelo povo não podem melhorar de vida se o conjunto da classe não melhorar sua condição de vida”, completa.

Samuel convida os trabalhadores e a juventude a somar na campanha: “Somos a única candidatura a apresentar uma alternativa socialista para a cidade. Chamamos a classe trabalhadora e a juventude para se somar junto nessa campanha. Será na base da mobilização, nas eleições e nas lutas do dia a dia que vamos implementar um programa para acabar de uma vez por todas com os problemas que temos no nosso cotidiano”.

Leia também!

Eleições: É necessário apresentar um projeto revolucionário e socialista para as cidades e o país

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 25/07/2024