O dia 16 começou com a militância do 16 (PSTU) nas ruas, em portas de fábricas, escolas e universidades, apresentando suas candidaturas socialistas e revolucionárias para derrotar os bilionários capitalistas nas cidades e no Brasil.
As cidades atuais só funcionam para os bilionários capitalistas. É onde os negócios fluem. Controlam desde as empresas de transporte público às construtoras que atuam na especulação imobiliária, tomando conta das partes nobres da cidade e despejando os trabalhadores pobres para longe.
O foco das candidaturas do PSTU nesta eleição é mostrar como, para ter uma cidade a serviço dos trabalhadores, é preciso derrotar os bilionários capitalistas e não governar em aliança com eles. Se são os trabalhadores e trabalhadoras que produzem toda as riquezas na cidade, por que esta riqueza não pode ser usada e controlada por eles e elas próprios?
Evidente que pode. Mas, para isso, seria preciso tirar o dinheiro desses bilionários, que, só por serem acionistas e donos dos grandes monopólios capitalistas, controlam a economia e também a política das cidades e do país.
1º dia de campanha
Veja como está sendo o primeiro dia de campanha do PSTU em todo o Brasil:
SÃO PAULO (SP)
Na capital paulista, o dia começou com panfletagem na fábrica fábrica MWM, localizada na Zona Sul, que recentemente os operários e operárias realizaram uma forte greve. A atividade contou com a presença de Altino Prazeres, candidato do PSTU a prefeito de São Paulo, e o candidato a vereador Professor Lucas.
Ver essa foto no Instagram
Silvana Garcia, candidata a vice-prefeita, participou de panfletagem na Estação do Metrô — Mendes Natal, também na Zona Sul.
Ver essa foto no Instagram
Militantes do PSTU da região do centro de São Paulo realizaram panfletagem no bairro do Brás, na ETEC Carlos Campos e na agência da Caixa Econômica Federal do Largo da Concórdia.
Ver essa foto no Instagram
Na Zona Leste, a militância do PSTU realizou panfletagem na Estação do Metrô — Guilhermina.
Ver essa foto no Instagram
A Professora Flávia, candidata a vereadora, participou com a militância do PSTU de uma panfletagem no bairro da Brasilândia, na Zona Norte.
Ver essa foto no Instagram
À noite, às 18h30, acontecerá o lançamento da Campanha Coletiva da Juventude Rebeldia — “Romper o Poder Capitalista”, na Sede Centro (Rua Abolição, 177, Bela Vista).
Ver essa foto no Instagram
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)
Na principal cidade operária do Vale do Paraíba, além das agendas dos candidatos a vereadores, três grandes atividades estão sendo realizadas no dia de hoje com a participação do Toninho, candidato a prefeito do PSTU, e da Janaina, candidata a vice-prefeita. Às 9h, na Praça Afonso Pena, no centro da cidade. Às 14h, panfletagem na TI Automotive. Às 18h, plenária com apoiadores no Sindicato dos Químicos.
Ver essa foto no Instagram
RIO DE JANEIRO (RJ)
As candidaturas e a militância do PSTU realizaram, logo cedo, uma panfletagem no Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes).
Ao meio-dia, acontece panfletagem Edisen (Edifício Sede da Petrobrás), na Av. Henrique Valadares. Às 17h30, caminhada da Boulevard 28 de Setembro até a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
SALVADOR (BA)
Victor Marinho, candidato a prefeito pelo PSTU, às 9h, concedeu entrevista à CBN FM 1000.7 (veja aqui). À noite, às 22h, concede entrevista ao vivo à BandNews TV.
FORTALEZA (CE)
O pontapé inicial na campanha do PSTU em Fortaleza, capital do Ceará, foi logo cedo com uma panfletagem para nas obras da construção civil, em diálogo com as operárias e operários. Em seguida, aconteceu um bandeiraço e panfletagem na Praça da Estação, no centro da cidade. As atividades contaram com a presença de Zé Batista e Malu, candidato a prefeito e vice-prefeita.
CURITIBA (PR)
Na capital paranaense, o candidato a prefeito Samuel de Mattos participou de uma panfletagem, acompanhado pela militância do PSTU, no Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) — Rebouças dos Correios.