Com o lema “Aqui é Vida! Aqui é Liberdade!”, o manifesto da Frente Ampla nas Eleições Municipais de 2024 foi assinado dia na última sexta-feira (19) pelo Partido dos Trabalhadores e mais sete partidos, que se comprometeram a apoiar candidaturas às eleições municipais de 2024 comprometidas com a preservação dos valores democráticos para derrotar candidaturas que ameacem a democracia no Brasil.

Além do PT, assinaram o documento o PDT, PSB, PSDB, Cidadania, PC do B, PV, PSOL e Rede. Idealizado pelo movimento Direitos Já! Fórum pela Democracia, o manifesto diz ainda que os partidos se comprometem a “considerar a oportunidade de união” de candidaturas “sempre que necessário” para derrotar as que “apoiem ideias ou iniciativas que ameacem a democracia no Brasil”.

Leia mais – Eleições: PT já homologou 197 pré-candidaturas em cidades com mais de 100 mil eleitores

Ao jornal Folha de São Paulo, o coordenador-geral do Direitos Já! Fórum pela Democracia, Fernando Guimarães, afirmou que os partidos que assinaram o manifesto “se destacam por assumirem publicamente o compromisso mais elementar para a qualidade da nossa democracia, a curadoria dos candidatos que serão ofertados à sociedade, afastando, assim, a possibilidade de candidatos de extrema-direita confundirem os eleitores ao se apresentarem nas urnas legitimados por partidos do campo democrático”.

Leia mais: “O PT, certamente, sairá maior nessa eleição do que entrou”, diz diretor do Instituto Ver

Para o deputado federal Rubens Junior (PT-MA), a assinatura do manifesto “é uma demonstração clara do compromisso com a proteção dos valores democráticos e a rejeição a qualquer tentativa de retrocesso autoritário”. Ele classificou a ação como crucial para garantir a eleição de candidatos comprometidos com a democracia, afastando a ameaça de extremismos. “Não podemos esquecer a tentativa de golpe de 8 de Janeiro”, ressaltou.

Abaixo, a íntegra do manifesto:

Frente Ampla nas Eleições Municipais de 2024

Aqui é Vida! Aqui é Liberdade!
19 de julho de 2024

Os municípios brasileiros desempenham um papel fundamental no enfrentamento dos grandes desafios nacionais, como a criação de empregos, o aumento da renda das famílias, a oferta de educação de qualidade, o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde, o acesso a bens e serviços culturais, o alcance da excelência no transporte público, a habitação digna para os mais necessitados, a disponibilização de espaços públicos acessíveis e saudáveis, a sustentabilidade do meio ambiente, a garantia de segurança pública e oportunidades iguais para todos as pessoas, independentemente da sua origem, raça, cor ou gênero.

A experiência histórica brasileira e internacional mostra que a superação desses desafios somente é possível em ambientes democráticos, caracterizados por valores como a liberdade de expressão, a transparência na gestão, a integridade na aplicação dos recursos públicos, a prioridade para a inclusão social, a participação dos diversos segmentos sociais nas decisões de governo, o respeito ao contraditório e a possibilidade de alternância do poder através de processos eleitorais que garantam a manifestação e participação, de forma limpa e equilibrada, das diversas forças políticas representativas da sociedade.

Nesse contexto, o movimento Direitos Já! Fórum pela Democracia e os Partidos Políticos abaixo assinados, que defenderam o Estado Democrático de Direito nas eleições nacionais de 2022, manifestam a sua determinação em apoiar candidaturas às eleições municipais de 2024 que estejam comprometidas com a preservação dos valores democráticos mencionados acima, e comprometem-se a considerar a oportunidade de união das mesmas sempre que necessário para derrotar candidaturas que apoiem ideias ou iniciativas que ameacem a Democracia no Brasil.

Direitos Já! Fórum pela Democracia

Partido dos Trabalhadores

Partido da Social Democracia Brasileira

Partido Democrático Trabalhista

Partido Socialista Brasileiro

Cidadania

Partido Comunista do Brasil

Partido Verde

Partido Socialismo e Liberdade

Rede Sustentabilidade

Da Redação

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/07/2024