Donald Trump durante anúncio de seu ‘tarifaço’ – Foto: Reprodução

O PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos registrou uma queda de 0,3% no primeiro trimestre de 2025, primeiros três meses do governo de Donald Trump. As informações foram divulgadas com base em dados preliminares do Departamento do Comércio dos EUA.

Uma das principais razões para a queda foi o aumento nas importações de produtos. Esse crescimento nas compras externas impacta negativamente o PIB, pois reduz a produção interna.

O resultado representa uma reversão em relação ao crescimento de 2,4% no último trimestre de 2024, contrariando as expectativas iniciais dos analistas.

A economia americana enfrenta desafios desde o início do segundo mandato de Trump, com a desaprovação crescente dos cidadãos em relação à sua gestão econômica.

O presidente, que venceu as eleições de 2024 com promessas de combater a inflação, viu a confiança do consumidor cair para os níveis mais baixos em cinco anos, enquanto o sentimento empresarial despencou, especialmente entre as companhias aéreas, que citam incertezas geradas pelas tarifas.

A política defendida pelo republicano também tem sido alvo de críticas. Trump considera as imposições tarifárias como sua principal ferramenta para aumentar a receita do governo. A presença de Elon Musk à frente de um departamento do governo dos EUA também tem gerado polêmica.

Sobre a queda do indicador, Trump, em post na Truth Social, minimizou o fato, alegando que a diminuição no PIB “não tem nada a ver” com as tarifas.

Ele também afirmou que a economia irá prosperar assim que suas políticas forem plenamente implementadas.


Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 30/04/2025