O governo Lula segue colocando o país no caminho do desenvolvimento inclusivo: dados do Banco Mundial revelam que a pobreza caiu pelo terceiro ano consecutivo no Brasil. Em 2024, a taxa brasileira chegou a 20,9%, queda de 0,8 ponto percentual se comparada ao ano anterior. O resultado é o segundo melhor da série histórica iniciada em 1981. São considerados pobres pelo estudo os indivíduos que vivem com menos de US$ 6,85 por dia.
Em 2025, o Banco Mundial espera nova redução da pobreza no país, de 0,2 ponto percentual, baixando a taxa para 20,7% e mantendo a tendência de queda desejada pelo governo Lula.
Leia mais – “Faz o L!”: desemprego chega ao menor nível da história no 1º trimestre
“Com espaço fiscal limitado, melhorias mais amplas dependerão cada vez mais do desempenho do mercado de trabalho. Portanto, é crucial aumentar a inclusão econômica dos pobres com uma ênfase renovada em empregos, priorizando o acesso dos pobres a empregos de qualidade”, pondera a instituição.
Leia mais – Empreendedorismo popular bate recorde no Brasil
Brasil no caminho certo
Por meio das redes sociais, o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Humberto Costa, comemorou os índices apresentados pelo Banco Mundial. “Dados mostram que o Brasil segue no caminho certo com Lula!”, publicou o senador.
📉 A pobreza no Brasil caiu pelo 3º ano seguido, diz levantamento do Banco Mundial.
✔ É o 2º melhor resultado da série histórica
✔ Salário mínimo com ganho real de 2% ajudou a reduzir a pobreza📊 Dados mostram que o Brasil segue no caminho certo com Lula! 🇧🇷 pic.twitter.com/zeboIAcmhX
— Humberto Costa (@senadorhumberto) May 2, 2025
“A pobreza no Brasil caiu pelo terceiro ano seguido, diz levantamento do Banco Mundial. É o segundo melhor resultado da série histórica. Salário mínimo com ganho real de 2% ajudou a reduzir a pobreza”, defendeu Humberto.
Da Redação, com Valor