A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, nesta sexta-feira (7), números animadores que comprovam a eficácia das políticas econômicas do governo Lula, incluindo o programa Nova Indústria Brasil (NIB). De acordo com o relatório Indicadores Industriais, o faturamento real da indústria de transformação cresceu 5,6% em 2024, se comparado ao ano anterior. Essa é a maior alta registrada em 14 anos.
As medidas adotadas pelo governo federal fizeram com que o desemprego despencasse ao menor nível da série histórica e incrementaram a renda dos trabalhadores. Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, destacou a demanda como fator determinante para os resultados obtidos pela indústria de transformação.
Leia mais: Efeito Lula: indústria de transformação cresce em quase 70% dos setores em 2024
“A demanda por bens industriais foi forte ao longo de 2024, estimulada por um mercado de trabalho aquecido, pela expansão fiscal e pelo aumento das concessões de crédito. A combinação desses impulsos manteve o consumo e o investimento fortes, o que se refletiu no faturamento”, elogia Azevedo.
Ainda segundo a CNI, o aumento de 4,2% no número de horas trabalhadas na produção também corroboram o desempenho positivo da indústria no ano passado.
Além disso, os postos industriais de trabalho fecharam 2024 com alta de 2,2%. A massa salarial e o rendimento médio do trabalhador, por sua vez, avançaram 3% e 0,8%, respectivamente, no período.
Leia mais: BNDES impulsiona indústria com R$ 64 bi em crédito ao setor de bens de capital
Da Redação, com CNI