
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) recebeu um recado do Judiciário antes de decidir fugir para os Estados Unidos e não voltar ao Brasil. Interlocutores do PL adiantaram uma informação sobre uma decisão em um processo contra o parlamentar às vésperas de seu anúncio sobre a permanência nos EUA.
Segundo a coluna de Bela Megale no jornal O Globo, Eduardo soube que o procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, seria contrário à apreensão de seu passaporte, em um pedido feito pelos deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Rogério Corrêa (PT-MG).
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido na Câmara dos Deputados, havia organizado uma manifestação no plenário da Casa para defender Eduardo, mas desmobilizou o ato após receber a informação. A ideia era que parlamentares levassem seus passaportes para protestar a favor dele.
A oposição também decidiu desmarcar uma reunião com Gonet para tratar do tema após receber a informação sobre a manifestação do PGR. Membros do PL avaliavam que o assunto já estava pacificado e que Eduardo já poderia voltar ao Brasil.

O partido foi pego de surpresa pelo anúncio de Eduardo. O ex-presidente Jair Bolsonaro, seu pai, foi contra a ideia, mas cedeu posteriormente. O parlamentar decidiu ficar no país mesmo após Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), atender à manifestação de Gonet.
O deputado só poderá ficar nos Estados Unidos por seis meses, já que recebeu um visto da categoria B1/B2, destinado a viagens curtas e cursos rápidos.
Ele já adiantou que deve pedir asilo político ao presidente do país, Donald Trump, uma das formas de conseguir o green card, autorização para residência permanente no país.
Em entrevista à CNN Brasil nesta terça, o parlamentar disse que não pretende retornar ao Brasil. “Não há a mínima possibilidade de eu voltar, não é um lugar seguro para fazer oposição, mesmo com o meu passaporte. Alexandre de Moraes é um psicopata”, afirmou.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line