O ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva foi eleito presidente nacional do PT e vai comandar a legenda até 2029. A vitória, confirmada nesta segunda-feira 7, amplia o domínio da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB) no partido.

O novo presidente do PT assume a legenda num momento em que o partido se prepara para as eleições de 2026 e busca fortalecer sua presença no Senado.

Edinho derrotou outros três candidatos: Rui Falcão, que já presidiu o PT; Valter Pomar, dirigente histórico da legenda; e Romênio Pereira, um dos fundadores do partido. A eleição foi realizada no último domingo 6, mas o resultado só foi divulgado após a definição sobre a situação de Minas Gerais, onde a votação foi adiada por decisão do diretório nacional.

A votação no estado foi suspensa após disputa judicial envolvendo a deputada federal Dandara Tonantzin, que teve sua candidatura à presidência estadual impugnada por inadimplência partidária. Ela alegou erro bancário no pagamento da dívida, mas a Justiça acabou revertendo a liminar que permitia sua participação.

Ex-ministro, prefeito e dirigente

Edinho Silva é filiado ao PT desde os anos 1980. Foi deputado estadual por São Paulo entre 2011 e 2015, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência no governo Dilma Rousseff e coordenador da campanha de Lula em 2022. Também já presidiu o PT entre 2009 e 2013.

Exerceu quatro mandatos como prefeito de Araraquara (SP). É graduado em Ciências Sociais pela Unesp e mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar.

Sua eleição para o comando nacional do partido foi construída com apoio de setores próximos a Lula, tendo, inclusive, apoio do presidente.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/07/2025