Edinho Silva vence eleição e será presidente do PT até 2029

O ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva foi eleito presidente nacional do PT e vai comandar a legenda até 2029. A vitória, confirmada nesta segunda-feira 7, amplia o domínio da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB) no partido.

O novo presidente do PT assume a legenda num momento em que o partido se prepara para as eleições de 2026 e busca fortalecer sua presença no Senado.

Edinho derrotou outros três candidatos: Rui Falcão, que já presidiu o PT; Valter Pomar, dirigente histórico da legenda; e Romênio Pereira, um dos fundadores do partido. A eleição foi realizada no último domingo 6, mas o resultado só foi divulgado após a definição sobre a situação de Minas Gerais, onde a votação foi adiada por decisão do diretório nacional.

A votação no estado foi suspensa após disputa judicial envolvendo a deputada federal Dandara Tonantzin, que teve sua candidatura à presidência estadual impugnada por inadimplência partidária. Ela alegou erro bancário no pagamento da dívida, mas a Justiça acabou revertendo a liminar que permitia sua participação.

Ex-ministro, prefeito e dirigente

Edinho Silva é filiado ao PT desde os anos 1980. Foi deputado estadual por São Paulo entre 2011 e 2015, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência no governo Dilma Rousseff e coordenador da campanha de Lula em 2022. Também já presidiu o PT entre 2009 e 2013.

Exerceu quatro mandatos como prefeito de Araraquara (SP). É graduado em Ciências Sociais pela Unesp e mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar.

Sua eleição para o comando nacional do partido foi construída com apoio de setores próximos a Lula, tendo, inclusive, apoio do presidente.

Artigo Anterior

Ato no Rio defende rompimento do Brics com Israel

Próximo Artigo

Mauro Vieira diz que ameaças de sanções dos EUA contra Moraes “não têm cabimento”

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!