Em uma nova medida para combater o aumento de 50% nas tarifas impostas pelos Estados Unidos, o governo brasileiro anunciou um pacote de apoio a setores da economia, segundo a revista Veja. As medidas, reunidas na Medida Provisória Brasil Soberano, incluem a criação de uma linha de crédito de R$ 30 bilhões e a prorrogação do programa Reintegra até 2026.

Conforme noticiado pela Veja, o pacote também suspende por um ano o pagamento de tributos no regime de drawback e prevê um aporte de R$ 4,5 bilhões em fundos garantidores. Além disso, o governo fará compras públicas de itens perecíveis afetados pelas sobretaxas e buscará novos acordos comerciais. A publicação destaca que, como o mercado já previa, o anúncio do presidente Lula gerou um alerta sobre o impacto fiscal das ações.

O economista André Valério, do banco Inter, disse à Veja que o pacote não trouxe grandes surpresas, mas que o impacto fiscal das medidas exige atenção. Valério questiona se as ações serão realmente transitórias, dada a fragilidade da situação fiscal do país. Ele ressalta ainda que a criação de uma linha de crédito subsidiada em meio ao atual aperto monetário do Copom poderia minar os esforços da política monetária. No entanto, o economista acredita que o valor anunciado não é grande o suficiente para causar distorções significativas. O principal risco, segundo ele, seria a “perpetuação das medidas, que poderiam se tornar mais uma forma de política industrial”.

Fonte: Veja

Leia mais em: https://tinyurl.com/hpppxter

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/08/2025