Lula ao lado da ministra Dweck. Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhou o primeiro turno do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que ocorreu sem maiores problemas ou atrasos. Lula elogiou a condução do evento, destacando a importância dessa iniciativa.

“É a primeira vez que realizamos um Concurso Unificado a nível nacional. Feito em 220 cidades, mais perto das pessoas, para contemplar a diversidade brasileira e com uma grande participação. Estamos inovando e vamos suprir uma necessidade de anos do serviço público federal, precisamos adequar máquina pública ao século 21. Parabenizo a ministra Dweck e os demais ministérios que apoiaram”, ressaltou Lula.

E acrescentou: “Os números são extraordinários: 600 mil pessoas isentas da taxa de inscrição, seja pelo CadÚnico, Prouni e Fies, ou por serem doadores de medula óssea. Mais de 10 mil indígenas e 400 mil cotistas estão participando. Números que vão refletir em um serviço público com a cara do Brasil.”

Durante a visita, a ministra Dweck explicou a Lula como o concurso foi estruturado, com uma prova de conhecimentos gerais pela manhã e avaliações específicas por área no período da tarde.

“Tem uma base de conhecimentos gerais que todo mundo tem que fazer. E um dos temas que a gente colocou foi ética no serviço público. A gente botou diversidade, democracia, muitas coisas que as pessoas têm que ter na base. E foi muito bacana, que a gente viu os cursinhos dando aula disso”, disse a ministra.

Vale destacar que o CNU está oferecendo 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. Desde as primeiras horas do dia, a Equipe de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (Etir) monitora em tempo real a aplicação das provas, garantindo uma resposta rápida a qualquer eventualidade.

Para o governo federal, esse monitoramento é crucial para a rápida tomada de decisões em caso de imprevistos.

Chegamos ao Blue Sky
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 18/08/2024