Boato – O presidente eleito dos EUA Donald Trump disse que virá ao Brasil visitar Bolsonaro e confrontar Alexandre de Moraes se ex-presidente não puder ir em sua posse. 

Análise

As dúvidas em relação à ida do ex-presidente Jair Bolsonaro à posse de Donald Trump estão gerando fake news que visam pressionar que Alexandre de Moraes libere o seu passaporte.

Tem circulado mensagens soltas em redes sociais que sugerem que Trump teria dito que viria ao Brasil para visitar Bolsonaro e, caso fosse necessário, “enfrentar” o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Os conteúdos foram disseminados por perfis e influenciadores que apoiam Bolsonaro e argumentam que a suposta visita seria uma resposta a um possível bloqueio de Bolsonaro ao viajar para a posse de Trump. A seguir, confira o texto que tem sido divulgado:

Versão 1: Pois é! O Trump disse que se Bolsonaro não for é ele que virá ao Brasil. E aí? Versão 2: Trump prometeu vir pessoalmente encontrar Bolsonaro caso seja negado. Versão 3: Não vai ser benéfico nem para o Xandão e nem para o PT negar esse visto para o Bolsonaro. Bolsonaro é aclamado por todo o mundo, inclusive pelo próprio Trump. Trump disse que virá ao Brasil confrontar o próprio Xandão, em caso de negativa.

Checagem

As mensagens têm sido amplamente compartilhadas, mas é necessário analisar com atenção os detalhes para verificar sua veracidade. Vamos abordar as principais questões relacionadas ao boato: 1) Trump disse que virá ao Brasil visitar Bolsonaro e tirar satisfações com Alexandre de Moraes? 2) Trump virá ao Brasil se Bolsonaro não conseguir ir em sua posse nos EUA? 3) O ex-presidente do Brasil conseguirá ir à posse nos EUA no dia 20 de janeiro?

Trump disse que virá ao Brasil visitar Bolsonaro e tirar satisfações com Alexandre de Moraes?

Não há qualquer registro confiável ou declaração oficial de Trump afirmando que visitaria o Brasil para encontrar Bolsonaro ou questionar Alexandre de Moraes. A tese é alimentada apenas por perfis em redes sociais e não possui respaldo de fontes confiáveis.

Vale apontar que a própria família de Bolsonaro está lutando para conseguir um convite assinado por Donald Trump. O que dirá uma declaração do “ex-futuro” presidente dos EUA.

Trump virá ao Brasil se Bolsonaro não conseguir ir em sua posse nos EUA?

Essa afirmação também não é muito plausível. A logística de uma viagem presidencial exige um custo elevado e justificativas sólidas para sua realização. Além disso, tal visita seria atípica, considerando que os encontros diplomáticos entre líderes são geralmente agendados de forma oficial e com motivos políticos ou econômicos específicos.

Tudo que falamos é relativo a uma visita de Trump para Bolsonaro. Quando falamos de um “enfrentamento” com Alexandre de Moraes, a situação vai de implausível para impossível. Não, o presidente eleito dos EUA não vai sair da Casa Branca para brigar com Alexandre de Moraes no STF aqui no Brasil.

O ex-presidente do Brasil conseguirá ir à posse nos EUA no dia 20 de janeiro?

A presença de Bolsonaro na posse de Trump ainda não foi confirmada. O convite enviado pelo ex-presidente norte-americano está sendo analisado pelo ministro Alexandre de Moraes e pela Procuradoria-Geral da República. Moraes solicitou informações adicionais, incluindo a autenticidade do convite, conforme noticiado pela Veja e pelo Poder360.

Conclusão

O conteúdo compartilhado sobre uma suposta visita de Trump ao Brasil para visitar Bolsonaro e confrontar Alexandre de Moraes não possui fundamentos reais. Donald Trump não fez qualquer tipo de menção à visita e não há muita lógica na tal “agenda”.

Fake news ❌


Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 15/01/2025