Boato – Um terrorista do Hamas teria feito reféns e aparece ao lado de Lula, Gleisi Hoffmann e membros do PT.

Análise

Circula nas redes sociais um vídeo com três momentos distintos que está sendo compartilhado com alegações sérias sobre uma suposta ligação entre o grupo terrorista Hamas e políticos brasileiros. A montagem começa com uma cena de homens armados em uma casa, passa para imagens de corpos no chão e termina com uma fotografia em que o homem sem máscara ( que estaria presente no primeiro trecho) aparece ao lado do presidente Lula e outros nomes do PT.

O conteúdo sugere que o “chefe dos terroristas” teria feito parte do ataque, matado pessoas, e ainda seria amigo próximo de políticos brasileiros. A legenda do vídeo é alarmista e apela à emoção ao afirmar que “precisa dizer mais alguma coisa?”, insinuando uma conexão direta entre o PT e grupos terroristas do Oriente Médio. Leia a mensagem:

Prestem muita atenção no rosto do Chefe desses Terroristas, é o único que está sem máscara… Depois tirem suas próprias conclusões! Repasse. Precisa dizer mais alguma coisa? Acorda As quadrilhas do PT, o LADRÃO CONDENADO e o resto da esquerda APOIAM, DEFENDEM E FINANCIAM isso.

Checagem

O conteúdo não demorou a se espalhar na internet, mas está errado em diversos sentidos. Para fazer a checagem, vamos responder às seguintes perguntas: 1) O homem que aparece armado no vídeo é um terrorista do Hamas? 2) A foto com Lula mostra esse homem ao lado de membros do PT? 3) Onde são essas imagens que viralizaram?

O homem que está no vídeo fazendo pessoas de refém é um terrorista do Hamas?

Não. A primeira imagem do vídeo, que mostra homens armados em uma casa, é na verdade uma cena de um filme israelense que recria os ataques de 7 de outubro de 2023. O homem sem máscara é um ator chamado Rami Faris. A cena faz parte de uma produção dramática para a televisão israelense, e foi amplamente divulgada nas redes sociais do canal @mako.il. Também foi noticiada em veículos como o Mako News.

Lula e membros do PT estão com um terrorista do Hamas em foto?

Não. A imagem usada no vídeo já foi desmentida anteriormente. Ela mostra Lula, Gleisi Hoffmann e Fernando Haddad ao lado de um homem que, segundo os boatos, seria Khaled Mashal, um dos líderes do Hamas. No entanto, essa afirmação já foi refutada: a pessoa da imagem não é Mashal e não há qualquer prova de que seja membro do Hamas. Na realidade, se trata do ativista pelos direitos da Palestina Mohamad El-Kadri.

De onde são as imagens usadas no vídeo?

As três imagens vêm de contextos totalmente distintos e foram editadas para sugerir uma ligação inexistente. A primeira é cena encenada de um filme israelense. A segunda imagem, com corpos no chão, não tem conexão direta confirmada com a primeira e pode ser de registros genéricos de conflitos. A terceira já foi desmentida anteriormente e não mostra qualquer terrorista, tampouco prova uma relação do PT com o Hamas.

Conclusão

A sequência de imagens que circula nas redes sociais é uma montagem falsa. O homem sem máscara não é terrorista, mas sim um ator israelense. A suposta associação dele com o PT é baseada em uma imagem desmentida anteriormente. As três cenas foram combinadas fora de contexto com o intuito de criar uma narrativa enganosa que associa o partido a grupos terroristas.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 01/08/2025