Boato – A Polícia Militar (PM) alertou para modalidade de assalto usando criança chorando e idoso na rua.
Análise
Há muitos anos circula nas redes sociais e em aplicativos de mensagens como o WhatsApp um suposto comunicado da Polícia Militar relatando um novo método de sequestro que envolveria crianças chorando ou idosos pedindo ajuda na rua.
O conteúdo, sempre alarmante, recomenda que as pessoas não ajudem e acionem imediatamente a polícia para evitar cair em uma armadilha. A mensagem ganhou popularidade ao ser compartilhada com frequência. Confira abaixo o texto completo que voltou a circular recentemente e cita PM de São Paulo, Rio de Janeiro e outros locais:
AVISO IMPORTANTE DA POLÍCIA MILITAR Alerte seus familiares, especialmente, filhos, sobrinhos, e também filhos de amigos, os próprios amigos, conhecidos, principalmente aqueles que sempre saem à noite.
SE ENCONTRAREM UMA CRIANÇA CHORANDO, OU UM IDOSO EM QUALQUER LUGAR, DIZENDO QUE ESTÁ PERDIDO, QUE TEM O ENDEREÇO NAS MÃOS, MAS NÃO SABE IR PARA CASA E PEDIR PARA VOCÊ LEVÁR ATE NO ENDEREÇO CITADO NÃO LEVE !!! Solicite imediatamente uma viatura policial para que esta faça a entrega da criança no endereço fornecido. Nunca siga até o endereço indicado !!
Este é um novo método de SEQUESTRO, em que você leva a PESSOA ao endereço dado e lá estão marginais para tomar o seu carro e sequestrá-lo, levando-o para o cativeiro ou para sacar dinheiro em caixas eletrônicos. A imaginação dos marginais para o MAL não pára. O pior é que estão envolvendo crianças e idosos!! Esta modalidade de crime já vem ocorrendo em vários estados do Brasil. REPASSE POR FAVOR !! NÃO CUSTA NADA TER CUIDADO !! ” Ass : Sargento Elton
Checagem
Apesar do alarde recente, o alerta de supostos sequestros que utilizariam crianças ou idosos é uma narrativa falsa que circula há anos. Veja as respostas detalhadas às perguntas sobre o caso: 1) A Polícia Militar alertou para assalto usando criança chorando e idoso na rua? 2) Há uma modalidade de assalto usando criança chorando e idoso na rua? 3) O que devemos fazer nestes casos?
A Polícia Militar alertou para assalto usando criança chorando e idoso na rua?
Não. A Polícia Militar já negou, em diversas ocasiões, que tenha emitido este tipo de alerta. Nenhuma corporação de PM, em nenhum estado brasileiro, confirmou oficialmente a mensagem que circula. Há uma exceção: em 2018, o Boatos.org apontou que a PM de Pernambuco havia falado do caso. Porém, era só o compartilhamento de um corrente na internet.
Há uma modalidade de assalto usando criança chorando e idoso na rua?
Não. Não há registros de crimes desse tipo em nenhuma delegacia ou fonte confiável no Brasil. A narrativa não passa de uma lenda urbana que continua sendo compartilhada por desconhecimento e pelo medo que inspira. Lenda que, aliás, sequer é nova.
O que devemos fazer nestes casos?
Ao encontrar uma criança ou idoso que pareça perdido, o ideal é acionar as autoridades competentes, como a própria Polícia Militar, para prestar assistência. Caso se sinta seguro, você também pode procurar por algum familiar da pessoa em um local próximo. O mesmo pode ser dito em relação a um idoso.
Conclusão
A história de que crianças ou idosos estão sendo usados como isca em sequestros é falsa. Não há registros de crimes assim e, como a PM já declarou, essa mensagem não tem fundamento.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)