É falso que o papa Francisco já tenha morrido em fevereiro de 2025 e estão escondendo tudo

Boato – O papa Francisco morreu em 25 de fevereiro de 2025, mas o Vaticano só vai anunciar sua morte em março.

Análise

O estado de saúde do papa Francisco, internado há duas semanas, tem gerado diversas desinformações na internet. Uma delas está em mensagens que circulam nas redes sociais e afirmam que ele faleceu no dia 25 de fevereiro de 2025, mas que o Vaticano estaria escondendo essa informação e só a tornaria pública no dia 3 de março de 2025.

De acordo com essas mensagens, a suposta decisão de adiar o anúncio seria motivada por razões estratégicas da Igreja Católica. O texto do boato, que tem sido compartilhado de forma massiva, é o seguinte:

O Papa Francisco morreu ontem, terça-feira, 25 de fevereiro de 2025, mas o Vaticano não anunciou isso ao público. Eles continuarão a esconder sua morte. Na segunda-feira, 3 de março de 2025, eles anunciarão sua morte.

Checagem

A alegação ganhou força especialmente em grupos de WhatsApp e perfis anônimos nas redes sociais, mas é fake. A fim de esclarecer os fatos, vamos analisar três questões centrais: 1) O papa Francisco morreu ontem e vão revelar sua morte apenas em março de 2025? 2) Como está o estado de saúde do papa Francisco hoje, em 2025? 3) A alegação faz algum sentido e tem algum lastro na realidade?

O papa Francisco morreu ontem e vão revelar sua morte apenas em março de 2025?

Não. Não há qualquer evidência confiável de que o papa Francisco tenha falecido em 25 de fevereiro de 2025. A alegação surgiu sem nenhuma fonte oficial e circulou apenas em redes sociais e grupos de mensagens privadas. O Vaticano não fez nenhum anúncio oficial sobre a suposta morte.

Como está o estado de saúde do papa Francisco hoje, em 2025?

O papa Francisco está internado desde o dia 14 de fevereiro de 2025 devido a complicações de saúde. No entanto, os boletins médicos divulgados pelo Vatican News indicam que seu estado de saúde é estável e que ele continua sob acompanhamento médico. No último, ele teve, de fato, uma complicação. Leia a nota mais recente (antes da publicação deste artigo) sobre o estado de saúde dele: 

O Santo Padre, no início da tarde de hoje, após uma manhã passada alternando fisioterapia respiratória e oração na capela, apresentou uma crise isolada de broncoespasmo que, no entanto, resultou em um episódio de vômito com aspiração e um repentino agravamento do quadro respiratório.

O Santo Padre foi prontamente submetido a uma broncoaspiração e iniciou a ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas. Ele permaneceu sempre vigilante e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas. O prognóstico ainda permanece reservado. Pela manhã, recebeu a Eucaristia.

A alegação faz algum sentido e tem algum lastro na realidade?

Não. O boato segue o mesmo padrão de outras fake news que já circularam no passado sobre a suposta morte de figuras públicas internadas. Casos semelhantes ocorreram com o ex-prefeito de São Paulo, Bruno Covas (veja aqui), e o ex-presidente Lula (veja aqui). O papa Francisco segue com risco de morte, mas dizer que ele já morreu é falsidade e sensacionalismo.

Conclusão

O boato de que o Papa Francisco morreu em fevereiro de 2025 e que o Vaticano estaria escondendo sua morte até março não tem qualquer base na realidade. O líder da Igreja Católica segue internado, mas seu estado de saúde está sendo monitorado e atualizado regularmente por fontes oficiais. Assim, a informação que circula é falsa.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Artigo Anterior

Ministério da Agricultura suspende obrigatoriedade de carimbar data de validade em ovos

Próximo Artigo

Dedicado aos que não faziam ideia, por Felipe Bueno

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!