Boato – O governo anunciou o fim do uso de garupas em motocicletas e que, a partir de uma nova lei, as fábricas deverão produzir motos sem espaço para passageiros.

Análise

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem afirma que o governo teria anunciado o fim do uso de garupas em motocicletas. De acordo com o relato, uma nova lei obrigaria os fabricantes a produzir motocicletas sem espaço para passageiros, como medida para diminuir os índices de crimes cometidos utilizando esse veículo.

A alegação inclui detalhes incomuns, como o uso de motosserras pelas autoridades para cortar o espaço das garupas em motos que não estejam adequadas à legislação. Veja o conteúdo (texto e transcrição da história) na íntegra:

GOVERNO ANUNCIA FIM DOS GARUPAS EM MOTOCICLETAS!!! É, pessoal, o governo anuncia aí, para o próximo semestre, o fim do garupa nas motocicletas. Isso mesmo que vocês ouviram: não vai ter mais garupa na motocicleta. O piloto vai ter que andar sozinho, entendeu? As fábricas vão ter que se adequar a essa nova lei e começar a produzir motocicletas com lugar apenas para um piloto.

É isso mesmo, então vai acabar esse negócio de garupa na motocicleta. Isso aí é devido ao alto índice de crimes praticados sobre este veículo, né? Essa situação fez com que o governo adotasse essa medida. Então, assim, vai ser bom para um lado e ruim para o outro. Vai ser ruim porque, às vezes, o cara tem uma namorada e quer passear com ela, mas não vai poder mais, entendeu? Mas, por outro lado, vai ser bom também, porque vai diminuir a prática de crimes sobre esse veículo, já que o cara não vai ter mais um comparsa ali para estar ajudando em cima da motocicleta.

Então é isso aí: quem não se enquadrar nessa nova regra, os policiais vão estar com a motosserra para cortar a parte do garupa, entendeu? A polícia vai pegar e encerrar a parte do garupa, e acabou isso aí.

Checagem

O conteúdo gerou muitos likes e compartilhamentos, mas é uma balela. A seguir, analisamos as principais questões relacionadas a essa história para verificar sua veracidade. 1) Governo anunciou o fim das garupas em motocicletas? 2) Como o vídeo foi gravado? 3) Em algumas localidades, as garupas das motos são proibidas de serem utilizadas?

Governo anunciou o fim das garupas em motocicletas?

Não, o governo não anunciou o fim do uso de garupas em motocicletas. Não existe qualquer menção a essa medida em fontes confiáveis ou em canais oficiais do governo. Além disso, a forma que o vídeo foi gravado já entrega que a história não procede.

Como o vídeo foi gravado?

O vídeo original foi feito em tom de “zoeira” e está disponível em um perfil de redes sociais conhecido por compartilhar conteúdos humorísticos e fictícios. A dramatização e os exageros, como o uso de motosserras para cortar garupas, reforçam o caráter de brincadeira, mas nem todos compreenderam o contexto, resultando em confusões e, por isso, o desmentido se fez real).

Em algumas localidades, as garupas das motos são proibidas de serem utilizadas?

Além da confusão de algumas pessoas, um episódio recente também ajudou a reforçar a verossimilhança (que ainda é pequena) da história: a polêmica envolvendo a prefeitura de São Paulo e empresas de transporte de passageiros como a 99 e a Uber. Neste contexto, há, sim, proibições.

Algumas cidades implementaram restrições específicas relacionadas ao uso de garupas, especialmente em transportes privados. Por exemplo, existe uma legislação que regula o transporte de passageiros por motos de forma particular, como o mototáxi (Lei nº 13.640/2018). Além disso, algumas cidades proíbem esse tipo de transporte por questões de segurança ou organização urbana, como é o caso citado neste artigo.

Conclusão

A alegação de que o governo anunciou o fim do uso de garupas em motocicletas é falsa. O vídeo em questão é um conteúdo humorístico que acabou sendo interpretado como verdadeiro por alguns internautas.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 26/01/2025