Boato – O governador da Califórnia disse que vai pedir independência dos EUA e filiar o estado ao México.
Análise
Uma mensagem polêmica circula nas redes sociais afirmando que o governador da Califórnia teria declarado que pretende separar o estado dos Estados Unidos, caso imigrantes sejam expulsos, e unificá-lo ao México. Segundo o texto, ele também teria recebido uma resposta positiva da presidente mexicana, que afirmou estar “de braços abertos” para o estado americano.
A alegação rapidamente ganhou tração em redes sociais, especialmente por usuários críticos à política de imigração e supostos “retornos contra Trump” (que são, consequentemente, simpatizantes a Donald Trump). Confira o texto completo do boato:
O governador da Califórnia já disse se expulsar os imigrantes de lá ele declara a independência do estado e se uni ao México e à presidente do México já disse estamos de braços abertos para recebê-los começou o pesadelo do homem laranja kkkkk
Checagem
O conteúdo se espalhou na internet, mas é mais um fake relacionado aos EUA depois de Donald Trump. Para checar, vamos responder às seguintes questões: 1) Quem é o governador da Califórnia? 2) O governador da Califórnia disse que iria pedir independência do estado e se juntar ao México? 3) Qual a relação dele com Donald Trump?
Quem é o governador da Califórnia?
O atual governador da Califórnia é Gavin Newsom, do Partido Democrata. Ele assumiu o cargo em janeiro de 2019, sendo reeleito em 2022. Newsom é conhecido por sua posição progressista em temas como políticas ambientais, direitos humanos e imigração. Ele frequentemente se destaca como crítico de políticas conservadoras de figuras como Donald Trump. Esse é um dos motivos da fake news se espalhar na internet.
O governador da Califórnia disse que iria pedir independência do estado e se juntar ao México?
Não, Gavin Newsom nunca declarou intenção de declarar a independência da Califórnia, tampouco unificar o estado ao México. A origem dessa afirmação provavelmente remonta ao movimento Yes California, que promove a separação do estado dos EUA, mas não tem qualquer relação com o governador ou líderes políticos importantes. As alegações de “independência” são utilizadas como sensacionalismo e não possuem embasamento na realidade política atual.
Qual a relação dele com Donald Trump?
A relação entre Gavin Newsom e Donald Trump é marcada por divergências públicas. Newsom foi um crítico feroz da administração Trump, principalmente em temas como imigração e gestão de crises como incêndios florestais. Em resposta, Trump já ameaçou cortar auxílios federais à Califórnia em mais de uma ocasião. Um exemplo de confronto direto pode ser encontrado em notícias como essa reportagem do UOL após os incêndios na região.
Conclusão
O boato de que o governador da Califórnia declarou que o estado pediria independência dos Estados Unidos e se uniria ao México é falso. Trata-se de um conteúdo sensacionalista baseado em distorções e sem fundamento nas declarações ou intenções de Gavin Newsom.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)