É falso que Gabriel Galípolo tenha encontrado crimes no Banco Central e acionado a PF

Boato – Gabriel Galípolo encontrou crimes no Banco Central e acionou a Polícia Federal para arrumar a casa bagunçada.

Análise

Uma mensagem tem circulado entre simpatizantes de Lula e aponta que algo foi descoberto no Banco Central. De acordo com o texto, o novo presidente da instituição “encontrou algo espantoso”.

O texto diz que Gabriel Galípolo encontrou a “a casa extremamente bagunçada” e acionado a Polícia Federal para apurar crimes contra o país. Leia a mensagem que circula na internet:

“GABRIEL GALIPOLO, novo presidente do Banco Central ENCONTROU A CASA EXTREMAMENTE BAGUNÇADA!! ELE ACIONOU A POLÍCIA FEDERAL, POIS DENUNCIOU VÁRIOS CRIMES EM APENAS UM DIA!! A DIREITA USOU O BANCO CENTRAL SÓ PRA ATUAR CONTRA O PRÓPRIO PAÍS!! VÁRIOS ESQUEMAS SUJOS CONTRA A ECONOMIA DO PAÍS FORAM ENCONTRADOS E DENUNCIADOS!!”

Checagem

O conteúdo se espalhou, mas não procede. Para esclarecer os fatos, respondemos às três perguntas mais relevantes: 1) Gabriel Galípolo encontrou crimes no Banco Central e a casa bagunçada? 2) Gabriel Galípolo acionou a Polícia Federal por causa do Banco Central? 3) Há crimes encontrados?

Gabriel Galípolo encontrou crimes no Banco Central e a casa bagunçada?

Não. Não há evidências de que Galípolo tenha feito tal afirmação ou encontrado qualquer irregularidade no BC após assumir a presidência. Informações sobre auditorias ou problemas internos são divulgadas oficialmente, caso ocorram.

Vale lembrar que, antes de assumir a Presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo já era membro da diretoria da instituição. Ou seja: a situação do BC não é surpresa para ele.

Gabriel Galípolo acionou a Polícia Federal por causa do Banco Central?

Não. Não há registro de qualquer comunicação entre o presidente do BC e a Polícia Federal relacionado ao boato em questão. Se fosse real, viraria um escândalo e estaria em toda a mídia. Isso não ocorreu.

Há crimes encontrados?

Não. Nenhuma denúncia ou investigação referente a crimes no Banco Central foi registrada. Pelo que tudo aponta, a história não passa de uma série de acusações sem provas.

Conclusão

A mensagem que circula dizendo que Gabriel Galípolo encontrou crimes no Banco Central e acionou a Polícia Federal é falsa. Trata-se de uma fake news que circulou entre lulistas, mas que está no “melhor estilo” Bolsonaro.

Ps: Este artigo foi sugerido por leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (https://wa.me/556192755610).

Artigo Anterior

Oitavo bebê de Gaza morre congelado enquanto Israel mata 88 pessoas em um dia

Próximo Artigo

Especialistas eleitorais veem suspeitas de irregularidades na campanha de Nunes, com risco de cassação

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!