Boato – Gabriel Galípolo encontrou crimes no Banco Central e acionou a Polícia Federal para arrumar a casa bagunçada.
Análise
Uma mensagem tem circulado entre simpatizantes de Lula e aponta que algo foi descoberto no Banco Central. De acordo com o texto, o novo presidente da instituição “encontrou algo espantoso”.
O texto diz que Gabriel Galípolo encontrou a “a casa extremamente bagunçada” e acionado a Polícia Federal para apurar crimes contra o país. Leia a mensagem que circula na internet:
“GABRIEL GALIPOLO, novo presidente do Banco Central ENCONTROU A CASA EXTREMAMENTE BAGUNÇADA!! ELE ACIONOU A POLÍCIA FEDERAL, POIS DENUNCIOU VÁRIOS CRIMES EM APENAS UM DIA!! A DIREITA USOU O BANCO CENTRAL SÓ PRA ATUAR CONTRA O PRÓPRIO PAÍS!! VÁRIOS ESQUEMAS SUJOS CONTRA A ECONOMIA DO PAÍS FORAM ENCONTRADOS E DENUNCIADOS!!”
Checagem
O conteúdo se espalhou, mas não procede. Para esclarecer os fatos, respondemos às três perguntas mais relevantes: 1) Gabriel Galípolo encontrou crimes no Banco Central e a casa bagunçada? 2) Gabriel Galípolo acionou a Polícia Federal por causa do Banco Central? 3) Há crimes encontrados?
Gabriel Galípolo encontrou crimes no Banco Central e a casa bagunçada?
Não. Não há evidências de que Galípolo tenha feito tal afirmação ou encontrado qualquer irregularidade no BC após assumir a presidência. Informações sobre auditorias ou problemas internos são divulgadas oficialmente, caso ocorram.
Vale lembrar que, antes de assumir a Presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo já era membro da diretoria da instituição. Ou seja: a situação do BC não é surpresa para ele.
Gabriel Galípolo acionou a Polícia Federal por causa do Banco Central?
Não. Não há registro de qualquer comunicação entre o presidente do BC e a Polícia Federal relacionado ao boato em questão. Se fosse real, viraria um escândalo e estaria em toda a mídia. Isso não ocorreu.
Há crimes encontrados?
Não. Nenhuma denúncia ou investigação referente a crimes no Banco Central foi registrada. Pelo que tudo aponta, a história não passa de uma série de acusações sem provas.
Conclusão
A mensagem que circula dizendo que Gabriel Galípolo encontrou crimes no Banco Central e acionou a Polícia Federal é falsa. Trata-se de uma fake news que circulou entre lulistas, mas que está no “melhor estilo” Bolsonaro.
Ps: Este artigo foi sugerido por leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (https://wa.me/556192755610).