Boato – O ex-diplomata norte-americano Richard Grenell teria chegado ao Brasil, em avião oficial do governo dos EUA, para se reunir com autoridades e aplicar sanções ao país com base na Lei Magnitsky.
Análise
Nos últimos dias, mensagens com tom alarmista têm sido amplamente compartilhadas no WhatsApp, Facebook e outras plataformas, afirmando que o “embaixador” norte-americano Richard Grenell teria desembarcado no Brasil.
De acordo com as publicações, ele teria vindo em um jato do governo dos EUA e sua missão seria impor sanções ao país, supostamente previstas na chamada Lei Magnitsky. Ainda segundo o texto, Grenell teria uma agenda fechada com o presidente do Banco Central, diretores de órgãos reguladores e executivos de bancos privados que operam com o Federal Reserve dos EUA. Leia:
Pânico em Brasília (URGENTE). Chegou ao Brasil na madrugada de hoje, em um jato do Governo Americano, o Embaixador Richard Grenell (conhecido como o Executor). Ele não veio para assumir a EMBAIXADA dos EUA, muito menos para falar com Lula ou Ministros.
Sua agenda é específica: irá se reunir com o Presidente do Banco Central, o Diretor da Agência Reguladora de Transações Bancárias, e em SP com donos e gestores de todos os Bancos que OPERAM com o FED dos EUA. O Embaixador Richard Grenell é o responsável pela fiscalização da aplicação da Lei Magnitsky e, pelo que se sabe, é informado pela CIA quando um sancionado burla as sanções. O céu amanheceu escuro hoje no DF.” Fonte : ” Ad. Embaixada USA “.
Checagem
O conteúdo viralizou na internet, mas não procede. A equipe analisou as alegações e identificou três pontos centrais a serem respondidos: 1) Quem é Richard Grenell e qual sua função atual? 2) Ele realmente veio ao Brasil para aplicar sanções? 3) O Brasil poderia ser punido pela Lei Magnitsky?
Quem é Richard Grenell e qual é sua função atual?
Richard Grenell é um ex-diplomata norte-americano que atuou como embaixador dos Estados Unidos na Alemanha entre 2018 e 2020 e também ocupou o cargo de diretor interino de Inteligência Nacional durante o governo de Donald Trump.
Atualmente, ele não exerce função diplomática oficial. Conforme informações da Embaixada dos EUA no Brasil, o país não possui embaixador nomeado no momento, o que invalida a premissa de que Grenell tenha vindo em missão oficial.
Richard Grenell veio ao Brasil para aplicar sanções dos EUA?
Não há qualquer registro confiável de que Richard Grenell tenha viajado ao Brasil. Não há menção em canais oficiais, na imprensa brasileira ou internacional sobre a suposta chegada dele ao país. Além disso, não há informações públicas sobre reuniões com autoridades brasileiras ou com executivos de bancos. A última aparição dele na mídia foi relacionada a um evento nos EUA, conforme noticiado pelo Gazeta Express.
O Brasil será punido pela Lei Magnitsky?
A Lei Magnitsky é uma legislação norte-americana que permite sanções contra indivíduos ou entidades envolvidas em graves violações de direitos humanos ou corrupção. Essas sanções podem incluir congelamento de bens e proibição de entrada nos EUA. No entanto, a aplicação da lei exige processos oficiais e anúncios públicos pelo governo norte-americano, o que não ocorreu em relação ao Brasil. Há outras sanções (como as tarifárias ao Brasil), mas não dentro da lei em questão.
Conclusão
A alegação de que Richard Grenell veio ao Brasil para aplicar sanções com base na Lei Magnitsky é falsa. Grenell não ocupa cargo oficial no governo dos EUA, não há registros de viagem ao Brasil e o país não está sob sanções da referida lei. Trata-se de um boato sem respaldo em fontes confiáveis e que circula apenas em redes sociais.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)