Boato – Um print de suposta manchete do Estadão afirma que Alexandre de Moraes fez gesto obsceno direcionado à torcida do Palmeiras durante jogo entre Corinthians e Palmeiras, tentando justificar a atitude do ministro.

Análise

Depois que uma foto do ministro do STF Alexandre de Moraes fazendo um gesto obsceno com o dedo médio durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras viralizou nas redes, começaram a circular supostos conteúdos que tentam explicar ou justificar a atitude.

Uma dessas peças é um print que simula uma manchete do jornal *Estadão* afirmando que o gesto foi direcionado à torcida do Palmeiras. A imagem tem sido compartilhada com críticas e ironias direcionadas à imprensa, sugerindo que o jornal estaria tentando “passar pano” para a atitude do ministro. Leia mensagem que circula online:

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA URGENTE ESTADAO 150 Ministro do STF esteve no camarote da Neoquímica Corinthians para acompanhar o time da casa, para o qual torce, contra o Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e fez um gesto obsceno Alexandre de Moraes fez um gesto obsceno ao público do Palmeiras durante o jogo. A cena repercutiu amplamente nas redes.

Checagem

A publicação supostamente relata que Moraes, torcedor do Corinthians, teria feito o gesto em provocação à torcida palmeirense, o que gerou reações indignadas, principalmente de palmeirenses. Porém, é fake. Na checagem, vamos responder às seguintes perguntas: 1) O Estadão revelou que Alexandre de Moraes fez gesto obsceno para a torcida do Palmeiras? 2) O gesto foi realmente uma resposta a palmeirenses? 3) E o que o Estadão disse, de fato, sobre o episódio?

O Estadão revelou que Alexandre de Moraes fez gesto obsceno para a torcida do Palmeiras?

Não. O print que circula nas redes sociais é falso. Não existe nenhuma manchete publicada pelo Estadão com esse conteúdo. A suposta imagem foi manipulada e criada para ironizar a imprensa e confundir leitores desatentos. Apesar de a imagem em questão ser, de fato, de um fotógrafo do jornal, a abordagem sobre o assunto foi outra.

O motivo do gesto de Alexandre de Moraes foi uma resposta para a torcida do Palmeiras?

Também não. O jogo entre Corinthians e Palmeiras foi realizado com torcida única, ou seja, apenas torcedores do Corinthians estavam presentes na Neo Química Arena. Portanto, não havia torcida palmeirense para que o gesto fosse direcionado. Além disso, não há registro de qualquer confronto ou provocação pública que justificasse uma reação nesse sentido.

O que o Estadão falou sobre o assunto?

O Estadão publicou duas matérias sobre o episódio. A primeira noticia o gesto, sem atribuir um destinatário específico, destacando que ele foi feito em meio a sorrisos e interações com a torcida do Corinthians. A segunda revela os bastidores da imagem e reitera que o gesto não teve uma justificativa oficial nem destinatário claro. Ambas estão disponíveis no site oficial do jornal e podem ser acessadas aqui e aqui.

Conclusão

A informação de que o Estadão teria publicado uma matéria dizendo que Alexandre de Moraes fez um gesto obsceno para a torcida do Palmeiras é falsa. O print que circula foi fabricado e não condiz com o conteúdo verdadeiro das reportagens. O jogo foi realizado com torcida única, o que já invalida a tese de provocação. As matérias reais do Estadão apenas descrevem o gesto, sem atribuição de contexto ou destinatário.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 02/08/2025