Boato – Dilma Rousseff teria sugerido cancelar os vistos de todos os funcionários das Lojas Americanas em resposta à medida dos EUA contra ministros do STF.
Análise
Uma publicação começou a circular nas redes sociais nas últimas semanas. O conteúdo atribui à ex-presidenta Dilma Rousseff uma fala em que ela supostamente propõe cancelar os vistos de todos os funcionários das Lojas Americanas como retaliação aos Estados Unidos. A medida, segundo o texto, seria uma resposta simbólica à decisão norte-americana de cancelar vistos de membros do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Dilma sugere cancelar os vistos de todos os funcionários das Lojas Americanas…”, diz uma das mensagens que circula online. “Dilma Rousseff sugere ao presidente Lula cancelar o visto brasileiro de todos os funcionários das Lojas Americanas. LOJAS AMERICANAS”, aponta.
Checagem
O conteúdo viral levou muita gente a se perguntar se Dilma Rousseff realmente sugeriu tal medida. Por isso, nesta checagem, vamos responder às seguintes perguntas: 1) Dilma sugeriu cancelar vistos de funcionários das Lojas Americanas? 2) Qual a intenção de uma fake news como esta sobre a ex-presidente? 3) Há outros fakes relacionados à suposta falta de inteligência de Dilma?
Dilma sugeriu cancelar vistos de funcionários das Lojas Americanas?
Não, a frase nunca foi dita por Dilma Rousseff. Não há qualquer registro em pronunciamentos oficiais, redes sociais, entrevistas ou documentos públicos que comprove essa suposta declaração. O caso parece ter origem em conteúdos satíricos ou memes que se aproveitam da forma de se comunicar da ex-presidente para criar frases absurdas, como já ocorreu em diversas outras ocasiões. É importante lembrar que, mesmo quando há um tom de ironia evidente, essas frases podem ser facilmente tiradas de contexto e interpretadas como verdade por parte da população.
Qual a intenção de uma fake news como esta sobre a ex-presidente?
Mensagens como essa têm por objetivo reforçar estereótipos negativos sobre figuras públicas — especialmente quando se trata de personagens políticos com rejeição em parte da população. No caso de Dilma Rousseff, há um padrão recorrente em criar falas fictícias e desconexas, com o intuito de colocá-la como alguém despreparada ou incoerente. Isso contribui para o desgaste de sua imagem e para a desinformação em ambiente digital.
Há outros fakes relacionados à suposta falta de inteligência de Dilma?
Sim, há diversos boatos anteriores com o mesmo padrão: frases forjadas, desconexas ou absurdas atribuídas a Dilma Rousseff. Um exemplo foi o boato de que ela teria sugerido o retorno às aulas em rodízio entre professores e alunos (veja aqui). Outro dizia que ela teria sugerido que Janot matasse Sergio Moro antes de se suicidar (leia aqui). Também já circularam conteúdos em que ela supostamente teria dito que “mulher não é ser, é homem” (confira).
Conclusão
O conteúdo que afirma que Dilma Rousseff sugeriu o cancelamento de vistos de funcionários das Lojas Americanas é falso. Não há registros oficiais da frase e o tom da mensagem indica que se trata de uma sátira, embora muitos internautas tenham compartilhado o boato como se fosse uma declaração real. Essa é mais uma desinformação que distorce a imagem pública dela por meio de frases forjadas.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)