Boato – Caminhoneiros iniciam greve em todo o Brasil contra o aumento de tarifas e a sansão contra Bolsonaro, por determinação de Alexandre de Moraes.
Análise
Nos últimos dias, circularam em redes sociais como Instagram, TikTok e X (antigo Twitter) mensagens alarmistas apontando que caminhoneiros teriam iniciado uma greve nacional. Os conteúdos, que chegaram a viralizar em grupos bolsonaristas, associam a suposta paralisação a um “tarifaço”, à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e a decisões do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Em alguns vídeos, é possível ver caminhões parados em rodovias e manifestações com gritos de ordem. Leia algumas das mensagens que circulam online junto a vídeos de protestos de caminhoneiros:
Versão 1: Paralisação ocorre em todo o Brasil devido ao aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos e à prisão do ex-presidente Bolsonaro, considerada injusta por seus apoiadores, sob determinação do ministro Alexandre de Moraes. Versão 2: Protesto no http://posto.de pedágio na BR 040 entre Sete Lagoas e Belo Horizonte agora!
Checagem
Os conteúdo viralizam na internet, mas uma análise mais cuidadosa revela que as imagens não são atuais e tampouco há indícios concretos de mobilização nacional dos caminhoneiros. Três perguntas ajudam a esclarecer o conteúdo: 1) Caminhoneiros estão em greve em todo o Brasil por causa de tarifaço e Bolsonaro? 2) De onde são os vídeos que apontam que caminhoneiros estão em greve em todo o Brasil? 3) Há algum risco disso ocorrer?
Caminhoneiros estão em greve em todo o Brasil por causa de tarifaço e Bolsonaro?
Não. Nenhuma entidade representativa dos caminhoneiros confirmou uma paralisação nacional em julho de 2025. O site da ABCAM (Associação Brasileira dos Caminhoneiros), frequentemente usado como referência em casos desse tipo, não fez qualquer anúncio sobre mobilizações. O próprio Ministério dos Transportes também não registrou alterações significativas nas rodovias federais. Além disso, portais de imprensa não noticiaram nenhuma greve em curso, o que reforça que se trata de um boato.
De onde são os vídeos que apontam que caminhoneiros estão em greve em todo o Brasil?
Os vídeos são antigos e retirados de contexto. Um dos mais usados é um registro de janeiro de 2025, quando caminhoneiros protestaram contra a instalação de pedágios na BR-040, em Minas Gerais. O caso foi documentado em veículos como o G1. Outro vídeo usado nas postagens circulou após as eleições de 2022 e também não tem relação com o cenário atual. O uso recorrente de imagens antigas é uma estratégia conhecida de desinformação para causar alarme.
Há algum risco disso ocorrer?
No momento, não há qualquer sinalização concreta de que uma greve nacional esteja prestes a acontecer. Embora grupos políticos tentem mobilizar caminhoneiros com pautas ideológicas, como aconteceu após as eleições de 2022, esses movimentos não têm conseguido adesão suficiente para provocar paralisações amplas. As entidades setoriais se mantêm distantes de manifestações com viés político-partidário. Os boatos que circulam atualmente se aproveitam de um clima de insatisfação para reacender narrativas já conhecidas.
Conclusão
Não há greve nacional de caminhoneiros em curso. As mensagens que apontam uma paralisação em todo o Brasil por causa de tarifas ou em apoio a Bolsonaro se baseiam em vídeos antigos e descontextualizados. Nenhuma entidade oficial confirmou qualquer mobilização, e o conteúdo tem sido propagado como parte de uma tentativa de gerar instabilidade política.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)