Boato – O presidente Jair Bolsonaro vai ter que amputar perna por causa do avanço de uma erisipela.
Análise
Em maio deste ano, o ex-presidente Jair Bolsonaro ficou internado por alguns dias no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, por conta de uma crise causada por uma erisipela em sua perna direita.
Em meio a isso, diversas teorias da conspiração começaram a transitar da direita à esquerda do Brasil. Muitas apontavam que Bolsonaro teria que amputar a perna direita: “Acho que Bolsonaro deve amputar a perna, a traidora está virando comunista”, diz uma das mensagens.
Checagem
A história circulou com diversas outras variáveis, mas estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) O que é erisipela? 2) Bolsonaro vai ter que amputar a perna por conta da erisipela? 3) A doença de Bolsonaro é grave?
O que é erisipela?
A erisipela é uma infecção na pele causada por bactérias. Ela deixa a pele vermelha, inchada e dolorida, principalmente nas pernas. Às vezes, a pessoa com erisipela também pode ter febre e se sentir mal.
Para tratar, os médicos dão antibióticos que ajudam a matar essas bactérias. É importante descansar e manter a perna elevada para melhorar rápido.
Bolsonaro vai ter que amputar a perna por conta da erisipela?
Não. A internação ocorreu por 12 dias em maio de 2024. Ele se tratou com medicamentos e recebeu alta sem qualquer riscos de amputação da perna.
A doença de Bolsonaro é grave?
Dentre os problemas de Bolsonaro, a questão da erisipela é uma das menos graves. Ele tem problemas de saúde que são consequência da facada que recebeu em 2018. A infecção na perna até pode levar à amputação e morte, mas apenas se não for tratada. Não é o caso dele.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que Bolsonaro vá amputar a perna por conta da erisipela que o deixou internado por alguns dias. Trata-se de uma fake news alarmista que circulou por diversos grupos na internet.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).