Boato – A Tim comunicou sua saída do Rio de Janeiro devido à ação de tráfico e milícia.
Análise
Tem circulado há alguns dias nas redes sociais um suposto comunicado da operadora Tim afirmando que a empresa estaria enfrentando dificuldades para operar no Rio de Janeiro. O texto alega que, devido a vandalismos ordenados por traficantes e milicianos, a Tim estaria prestes a abandonar determinadas áreas e até mesmo sair do estado.
A mensagem também inclui uma lista de bairros onde os serviços supostamente estariam sendo prejudicados. Além disso, menciona que a Tim teria enviado diversos ofícios à Anatel e que a Vivo enfrentaria problemas semelhantes. Leia o conteúdo que tem sido compartilhado:
TIM comunica oficialmente que não está conseguindo operar em diversas áreas do Rio e poderá colocar a venda estrutura de rede e/ou abandonar os serviços prestados. Os bairros de Madureira, Marechal Hermes, Manguinhos, Benfica, Cavalcanti, Cascadura, Tijuca, Grajaú, Vila Isabel, Andaraí, São Cristóvão, Centro, Gamboa, Campo Grande, Santa Cruz, Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Sepetiba, Penha, Vila da Penha, Penha Circular, Brás de Pina, Vicente de Carvalho, Tomás Coelho, Piedade, Abolição, Pilares, Recreio dos Bandeirantes, Toda Jacarepaguá e Vargens, Usina, Alto da Boa Vista, Bonsucesso, Bangu, Senador Camará e Vila Militar. Nesses bairros, documentos da empresa relatam vandalizações diárias, por ordens do tráfico ou milícia.
A empresa também confirmou que mandou diversos ofícios a ANATEL e sequer obteve suporte ou apoio. A TIM informa com isso que não tem outra alternativa, que não seja, abandonar as áreas dominadas pelo tráfico. A empresa também divulgou que cerca de 80 antenas compartilhadas, foram sequestradas por traficantes, prejudicando o sinal de telefonia móvel em bairros como Tijuca, Vila Isabel e Alto da Boa Vista. A empresa deu um prazo de 90 dias para que ações sejam tomadas pelo governo federal e caso contrário não irá mais operar em aéreas dominadas. A Vivo também enfrenta problemas semelhantes na cidade do Rio.
Checagem
É claro que muita gente ficou indignada (e preocupada) com a história em questão. Porém, é mais um fake. Vamos fazer a checagem com a análise de três questões principais: 1) A Tim comunicou que vai deixar o Rio de Janeiro por causa do tráfico e da milícia? 2) A Tim tem alguma intenção de deixar de operar no Rio de Janeiro? 3) É verdade que a empresa está sendo prejudicada pelo tráfico e milícia?
A Tim comunicou que vai deixar o Rio de Janeiro por causa do tráfico e da milícia?
Não. Não há qualquer comunicado oficial da operadora confirmando a saída do Rio de Janeiro. Ao contrário disso: depois da viralização do conteúdo, a Tim negou veementemente a informação e garantiu que segue operando normalmente em todas as regiões atendidas. Em nota oficial, a empresa declarou que a mensagem que circula nas redes sociais é falsa. Leia:
A TIM nega veementemente ilações de um inexistente comunicado que circula nas redes sociais alegando dificuldades operacionais da empresa no Rio de Janeiro. A operadora informa que segue operando em todas as regiões que já atende
A Tim tem alguma intenção de deixar de operar no Rio de Janeiro?
Não há nenhuma manifestação da Tim nesse sentido. A operadora segue atuando no estado e não anunciou planos de encerrar suas operações. Qualquer alegação de que a empresa irá abandonar o Rio de Janeiro devido a problemas operacionais não procede e também (apesar de problemas reais enfrentados por operadoras) não é financeiramente viável.
É verdade que a empresa está sendo prejudicada pelo tráfico e milícia?
Ainda que a Tim não tenha declarado qualquer intenção de sair do Rio, é fato que o setor de telecomunicações enfrenta desafios devido à criminalidade. Relatos apontam que traficantes e milicianos têm cortado cabos de internet para forçar moradores a utilizarem serviços clandestinos.
Além disso, há registros de furtos de cabos para a revenda do cobre em ferros-velhos, o que impacta diretamente a prestação dos serviços de telefonia e internet.
Conclusão
O boato de que a Tim vai deixar de operar no Rio de Janeiro devido ao tráfico e à milícia é falso. A própria operadora desmentiu a alegação e confirmou que continua prestando serviços no estado. Se você é cliente da empresa, pode ficar tranquilo (pelo menos em relação a isso).
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)