Boato – Caixa Econômica Federal colocou a Neo Química Arena à venda por inadimplência do Corinthians.

Análise

Mensagens têm circulado nas redes sociais em julho de 2025 com imagens da Neo Química Arena (antiga Arena Corinthians) e o logotipo da Caixa Econômica Federal, alegando que o banco público teria colocado o estádio à venda devido à inadimplência do clube paulista. O conteúdo viralizou entre perfis críticos ao uso de recursos públicos na construção do estádio.

Algumas mensagens que acompanham a imagem afirmam que a dívida do Corinthians com a Caixa já ultrapassaria R$ 3 bilhões, e que, por esse motivo, a instituição financeira teria iniciado um processo de venda do estádio. Leia algumas das mensagens que circulam online (que são um tanto quanto curtas):

Versão 1: CAIXA coloca arena neo química à venda Versão 2: Um clube com uma dívida de 3 bilhões, passou da hora de vender o Estádio feito com o dinheiro público!!! Versão 3: caixa põem neo química arena a venda por inadimplência do corinthians

Checagem

As postagens são curtas, mas altamente compartilhadas, e alimentam discussões sobre responsabilidade financeira e gestão de clubes esportivos no Brasil. Neste caso, são falsas. Para esclarecer a veracidade dessas alegações e contextualizar o caso, respondemos a três perguntas: 1) A Caixa colocou a Neo Química Arena à venda por causa de dívida do Corinthians? 2) Já houve alguma ameaça do tipo por parte da Caixa? 3) Há, de fato, uma dívida do Corinthians por conta da construção da arena?

A Caixa colocou a Neo Química Arena à venda por causa de dívida do Corinthians?

Não. Não há qualquer evidência de que a Caixa tenha colocado a Neo Química Arena à venda. Até o momento, nenhum anúncio oficial ou processo legal referente à venda do estádio foi iniciado. O protocolo de intenções assinado em 2024 entre o clube, o banco e a torcida organizada visa justamente a quitação da dívida, o que indica disposição de ambas as partes em resolver a situação sem necessidade de medidas extremas como a venda do bem.

Vale apontar que a mensagem que viralizou na internet não aponta qualquer evidência ou fonte confiável que comprove a proposta de venda do estádio utilizado pelo clube paulistano para partidas de futebol.

Já houve alguma ameaça do tipo por parte da Caixa?

Sim, em 2019, a Caixa chegou a executar parte da dívida relacionada à construção da Arena. Na época, o banco cobrou cerca de R$ 500 milhões do clube, conforme reportado pelo ge.globo. No entanto, esse processo foi posteriormente suspenso com o avanço das negociações. Desde então, as conversas entre as partes têm avançado, com foco em renegociação e quitação, e não em medidas de execução como a venda do estádio.

Há dívida do Corinthians por conta da Neo Química Arena?

Sim.  O clube ainda está em processo de pagamento pelo financiamento da arena, construída para a Copa do Mundo de 2014. O valor inicial era maior, mas vem sendo negociado com novos planos de pagamento e parcerias, como a participação da torcida Gaviões da Fiel. Mais uma vez, vale destacar: a existência da dívida não significa que o banco esteja vendendo o estádio.

Conclusão

É falso que a Caixa tenha colocado a Neo Química Arena à venda por causa de dívidas do Corinthians. Embora o clube ainda possua uma dívida significativa com o banco, não há qualquer indicação de que o estádio esteja sendo vendido. O que existe é um processo ativo de negociação e tentativa de quitação do débito, como mostram reportagens recentes. O que está circulando é sensacionalismo com fake em busca de cliques.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 23/07/2025