A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) afirmou que vai acionar a Justiça contra a Meta, empresa que controla o Facebook e o Instagram, após as mudanças nas regras das plataformas. Ela relata que enviou um ofício ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para poder debater o tema.
Entre as mudanças promovidas pela empresa está a permissão para que usuários acusem pessoas gays ou trans de sofrerem com “doenças mentais”. As ofensas antes eram proibidas pelas diretrizes das redes sociais.
“A despatologização das identidades LGBT+ foi uma conquista, fruto de lutas históricas, e não aceitaremos retrocessos! Nenhuma empresa estrangeira está acima da ciência, de nossa história, de nossa luta e das leis e soberania nacionais”, afirmou a deputada, que é trans.
Estou entrando com uma AÇÃO JUDICIAL contra a META para impedir esse absurdo no Brasil ! Enviei também ofício ao Ministro Alexandre de Moraes para que possamos debater o tema.
A despatologização das identidades LGBT+ foi uma conquista, fruto de lutas históricas, e não… pic.twitter.com/AqoaOWc4Cr
— Duda Salabert (@DudaSalabert) January 8, 2025
As mudanças nas regras das plataformas da Meta foram anunciadas nesta terça (7) pelo CEO da empresa, Mark Zuckerberg. As redes também não terão mais parcerias com agências de checagem de fatos, mas uma ferramenta de “notas da comunidade”, similar ao X (ex-Twitter).
Ao anunciar as medidas, Zuckerberg afirmou que a ideia era “retomar a liberdade de expressão”. Joel Kaplan, político republicano contratado pela empresa, alegou que “não é justo que algo possa ser dito na TV ou no Congresso, mas não nas plataformas”.
A alteração nas regras das redes da Meta fazem parte de um movimento de aproximação de Zuckerberg com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e outras figuras de extrema-direita. Dana White, amigo do republicano, também foi convidado para o conselho de administração da companhia.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line