Em um mundo marcado por desigualdades no acesso à saúde, o deputado Dr. Francisco (PT-PI) usou a tribuna da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (23/4) para reafirmar a necessidade de fortalecer sistemas públicos de saúde e ampliar a cooperação internacional entre países em desenvolvimento. O parlamentar, que também é médico, participou da sétima reunião dos Ministros de Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada na África, sob coordenação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

“Foi um debate intenso sobre o papel da inovação e da tecnologia na área da saúde, além do acesso a medicamentos, equipamentos e recursos humanos”, destacou Dr. Francisco, ao relatar a missão. Para o deputado, a cooperação entre Brasil, África e demais países da CPLP é estratégica para superar as barreiras históricas no acesso à saúde, em especial nos países mais vulneráveis. “Compartilhamos experiências exitosas do governo brasileiro, que hoje se tornam referência em iniciativas como o diagnóstico de tuberculose, implementado em São Tomé e Príncipe com apoio da Fiocruz”, explicou.

Missão CPLP

O parlamentar ressaltou que a missão reforçou o papel do Brasil como expoente em saúde pública e o compromisso do país com a cooperação internacional em saúde, especialmente no apoio ao diagnóstico e tratamento do HIV e das hepatites virais, desafios que ainda marcam muitos dos países da CPLP. “Mostramos que é possível, por meio da cooperação, ampliar e facilitar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento”, afirmou.

Outro ponto de destaque na fala de Dr. Francisco foi a inovação em telemedicina, tema que vem ganhando força no enfrentamento das desigualdades em saúde. O deputado celebrou a experiência do Estado do Piauí, liderado pelo governador Rafael Fonteles (PT), que tem utilizado a telemedicina para reduzir filas de consultas e exames especializados. “Foi uma medida ousada apresentada no evento. Inclusive, representantes dos países da CPLP foram convidados a visitar o Piauí para conhecer in loco essa iniciativa que tem facilitado o acesso e garantido mais dignidade ao povo piauiense”, observou.

Viva o SUS

Dr. Francisco reforçou que a tecnologia a serviço da saúde pública é um caminho sem volta, mas deve ser acompanhada de investimentos robustos, especialmente em países que enfrentam barreiras estruturais. “A inovação, quando aliada ao fortalecimento do sistema público, se torna uma ferramenta poderosa para reduzir desigualdades. O Brasil, com o SUS, já provou isso ao mundo”, defendeu.

Leia mais: Tecnologias, emergências, inclusão, vacinas e SUS fazem avançar parcerias e projetos de lei na CSaúde

Para o parlamentar, a missão internacional evidencia que saúde pública não pode ter fronteiras. “É uma luta global. E o Brasil, por meio da solidariedade e da ciência, segue construindo pontes para garantir saúde como direito de todos”, concluiu.

Elisa Alexandre

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 26/04/2025