O Santos Futebol Clube e a Confederação Brasileira de Futebol renderam homenagens a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, neste domingo 29, dia em que se completam dois anos da morte do maior jogador de futebol de todos os tempos.
“2 anos sem o nosso eterno Rei Pelé”, publicou o perfil oficial do Santos no X. Uma coroa ilustra a mensagem:
O site oficial da CBF publicou uma reportagem intitulada Dois anos sem Pelé, o rei do futebol. “O Pelé foi o maior jogador de todos os tempos e merece ser sempre reverenciado. Uma das missões da CBF será manter o seu legado”, disse o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.
O diretor de redação de CartaCapital, Mino Carta, escreveu um artigo em homenagem a Pelé em 29 de dezembro de 2022. “Ele foi o Brasil. É um rei sem sucessores, um rei único e definitivo. Com ele no barco, tudo sempre foi muito bem, desde a estreia na Suécia até a final do Mundial de 1970, quando a seleção canarinho derrotou a Itália por 4 a 1. Nem por isso ele encerrou sua carreira naquele momento. Continuou jogando com uma qualidade excepcional, que nunca mais foi igualada.”
Pelé, o único jogador tricampeão mundial – 1958, 1962 e 1970 – marcou 1.283 gols na carreira.
Edson Arantes do Nascimento nasceu em 23 de outubro de 1940 em Três Corações, Minas Gerais. Jogou a maior parte de sua carreira pelo Santos, time de seu coração e do qual é o maior ídolo. Pela equipe da Vila Belmiro, foram 1.091 gols anotados em 1.116 jogos. Também anotou 64 gols pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos, e 92 pela seleção brasileira.