Real foi valorizado em relação ao Dólar. Foto: reprodução
O dólar encerrou esta sexta-feira (14) em queda, ficando abaixo de R$ 5,70 pela primeira vez desde novembro. No dia 7, a moeda norte-americana havia fechado cotada a R$ 5,6752.
O mercado financeiro vinha demonstrando certo alívio após a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de implementar um memorando sobre tarifas recíprocas para todas as importações que chegam ao país.
Na prática, a medida busca equiparar as tarifas cobradas pelos EUA para a entrada de produtos estrangeiros às taxas que esses países impõem sobre mercadorias americanas.
Essas novas tarifas só entram em vigor a partir de 1º de abril, o que contribuiu para aliviar a pressão sobre o dólar no pregão desta sexta. No entanto, economistas e investidores temem que a medida possa impactar a inflação nos Estados Unidos.
No Brasil, a desvalorização do dólar foi intensificada após a divulgação de uma pesquisa Datafolha pelo jornal Folha de S.Paulo. O levantamento mostrou que 24% dos eleitores aprovam a gestão do presidente Lula (PT), enquanto 41% a desaprovam.
Medidas de Trump sobre as tarifas de seu paí influenciaram a queda da moeda americana. Reprodução
Trata-se do menor índice de aprovação de todos os três mandatos de Lula, ao mesmo tempo em que a reprovação atinge um recorde. O mercado financeiro interpreta esses resultados como um indicativo de que as chances do presidente em uma possível tentativa de reeleição podem diminuir.
Além disso, novos dados sobre o mercado de trabalho foram divulgados. Segundo a PNAD Contínua Trimestral, publicada pelo IBGE, em 2024 a taxa de desemprego atingiu o menor nível histórico em 14 estados brasileiros.