A nova diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE) tomou posse na noite desta terça-feira (19), na Câmara dos Deputados, prometendo ocupar as ruas na defesa do Brasil contra as ameaças do governo norte-americano de Donald Trump e dos ataques internos da extrema direita.

“No momento em que o nosso país está sob grave ataque de agentes estrangeiros, de sabotadores de dentro do nosso próprio país, mais uma vez nós temos que nos colocar na linha de frente da defesa da soberania nacional e da democracia”, disse a nova presidente da entidade, a estudante de Letras do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Bianca Borges.

A nova presidente da entidade afirma que, nos próximos dois anos, a principal tarefa da UNE será desmascarar os bolsonaritas, “derrotá-los nas urnas mais uma vez e construir maioria social para avançar na agenda em defesa da educação e dos direitos do povo.”

Leia mais: Povo brasileiro se levantou contra agressão de Trump, diz presidenta da UNE. Confira atos do dia 1º/8

Durante a solenidade, a entidade máxima dos estudantes brasileiros homenageou os ex-presidentes da UNE como o deputado constituinte Aldo Arantes, que dirigiu a entidade entre 1961 a 1962, em plena resistência à ditadura militar.

“Quero fazer um chamamento à juventude: o Elon Musk disse que a eleição mais importante do mundo em 2026 é a do Brasil e que eles vão derrotar o Lula. Essa ofensiva do Trump tem exatamente esse objetivo de colocar um bolsonarista no governo. E a juventude brasileira não vai permitir que isso aconteça!”, discursou Arantes sob aplausos e aos gritos do estudantes  “A UNE somos nós, nossa força, nossa voz”

Os deputados federais Renildo Calheiros (PE), líder do PCdoB na Câmara, Orlando Silva (PCdoB-SP) e Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT, emocionaram-se ao lembrar quando comandaram a entidade. Todos destacaram Arantes como um o mais importante dirigente da entidade.

“Vocês vão cumprir a missão histórica que tem nas mãos, que é fortalecer a democracia e, faz tempo que nós não falamos aqui da defesa da soberania nacional. E não apenas falar, mas a hora é de agir. Eu sei que a UNE é uma entidade ampla e plural, tem diversos pensamentos, mas também será uma tarefa da juventude brasileira reeleger Luiz Inácio Lula da Silva presidente”, conclama Orlando sob aplausos da plateia.

“Fui vereador em Recife, prefeito de Olinda (PE) duas vezes, no quinto mandato de deputado federal, mas nada me marcou mais do que ser presidente da UNE”, disse Renildo, para quem o momento é de mobilização da juventude que possui esse papel histórico no país.

“Defender o Brasil e defender a democracia é a cara da UNE. Nunca o atual momento teve uma pauta tão clara como essa”, disse Lindbergh, que convocou os estudantes para se rebelar na defesa do país e da democracia.

Outros ex-presidentes usaram a palavra para destacar o momento de resistência. A solenidade contou ainda com a presença de entidades do movimento estudantil e parlamentares como Alice Portugal (PCdoB-BA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Lídice da Mata (PSB-BA), Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Benedita da Silva (PT-RJ).

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 19/08/2025