Nesta terça-feira (25), Hamdan Ballal, um dos diretores do documentário vencedor do Oscar, “Sem Chão”, foi libertado após passar a noite detido por militares israelenses.
O exército israelense confirmou a detenção do diretor, mas não se manifestou sobre as acusações de agressões, segundo a Reuters.
A informação foi divulgada pelo também diretor do longa premiado, Yuval Abraham, através de publicações em seu perfil oficial na rede social X.
Yuval Abraham afirmou que “Depois de ficar algemado a noite toda e espancado em uma base militar, Hamdan Ballal agora está livre e prestes a voltar para casa com sua família”.
Anteriormente, ele ainda afirmou que seu colega de trabalho havia sido abordado por um grupo de colonos, que o agrediram muito, o deixando com ferimentos na cabeça e no estômago.
Após o ataque, o próprio Hamdan Ballal teria ligado para a emergência, e quando já estava recebendo socorros dentro da ambulância, foi retirado da mesma pelos soldados israelenses.
Ainda de acordo com Yuval Abraham, o diretor palestino teria sido “detido em uma delegacia de polícia em um assentamento e não deixaram seu advogado falar com ele”.
Apenas na manhã de hoje que a advogada Leah Tsemel, conseguiu falar com Ballal, que afirmou que teria sido “algemado e vendado a noite toda em uma base do exército enquanto dois soldados o espancavam no chão”.
De acordo com a agência de notícias Reuters, que ouviu uma testemunha, toda a situação ocorreu na Cisjordânia, por causa de uma tentativa de colonos israelenses de roubar ovelhas de fazendeiros palestinos.
Veja o momento do ataque: