ex-ministro Ciro Gomes sério, sentado, falando e gesticulando sem olhar para a câmera
O ex-ministro Ciro Gomes – Reprodução

Aliados do ex-ministro Ciro Gomes o estão aconselhando a aproveitar a atual desorganização entre governadores e a indefinição dos nomes da direita para se posicionar como o principal candidato anti-Lula nas eleições presidenciais de 2026. Com informações do Estadão.

A avaliação é que os pré-candidatos da direita ainda estão atrelados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e, por isso, enfrentam dificuldades para lançar campanhas independentes. Já Ciro, sem esse vínculo, teria liberdade para começar a articular sua candidatura desde já.

Interlocutores do próprio Ciro dentro do PDT confirmam que a sua possível migração para o PSDB está praticamente definida. A mudança seria estratégica: os tucanos teriam maior capacidade de formar alianças com partidos do Centrão, ampliando a base de apoio do político para uma candidatura competitiva em 2026.

Montagem de fotos de Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes
Lula, Jair Bolsonaro e Ciro Gomes – Reprodução

Se confirmar a candidatura ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes deve adotar uma estratégia diferente da utilizada em 2022. A ideia é evitar ataques a Bolsonaro e concentrar críticas no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visando ocupar o espaço da direita e garantir uma vaga no segundo turno.

Aliados afirmam que, em 2022, Ciro demorou a adotar essa postura mais clara e acabou sendo excluído da polarização entre Lula e Bolsonaro, que dominou o cenário eleitoral.

Procurado para comentar sobre os planos para 2026, Ciro Gomes não se manifestou até o momento. No entanto, nos bastidores, o movimento para lançá-lo como uma alternativa viável ao lulismo e ao bolsonarismo está ganhando força.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/08/2025