O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), protocolou nesta terça-feira (9) um pedido para que a Polícia Federal tome todas as medidas cabíveis contra o aumento expressivo de ameaças à sua pessoa e a de outros membros da Corte.
As postagens contendo ameaças começaram a se intensificar após o voto de Dino no julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por tentativa de golpe de estado. Conforme o documento, milhares de postagens em redes sociais começaram a incitar ataques contra ministros do STF e seus familiares, além de sugerirem a destruição da sede do Tribunal, como ocorreu no dia 8 de janeiro de 2023.
Parte dessas mensagens faz alusão ao Nepal, com frases como “O Nepal mostrou para todos nós brasileiros o caminho para acabar com vocês. Anda, continuem com essa palhaçada”, em referência à onda de protestos violentos que derrubou o governo do país asiático nos últimos dias.
O documento ainda pede que a PF identifique todos que fizeram essas postagens, além de iniciar as investigações com rapidez. A representação formal foi anexada ao processo e está sendo analisada pelo órgão.