Dilma Rousseff lamenta morte do Papa: “Francisco devolveu ao mundo a beleza da misericórdia”

A ex-presidenta Dilma Rousseff lamentou, nesta segunda-feira (21), a morte do Papa Francisco. Em nota emocionada, Dilma descreve Francisco como um dos líderes mais “humanistas, corajosos e inspiradores” da história recente, cuja linguagem — centrada no cuidado, na justiça social e na fraternidade — desafiou o conservadorismo e iluminou tempos sombrios. Leia, abaixo, a nota de pesar na íntegra:

Com profunda tristeza recebo a notícia do falecimento do Papa Francisco.

A partida de sua Santidade marca o fim de um dos pontificados mais humanistas, corajosos e inspiradores da história recente. Papa Francisco, filho das Américas, trouxe para o trono de Pedro a linguagem do cuidado, da simplicidade e da esperança.

Sua voz firme em defesa dos pobres, da justiça social, da fraternidade entre os povos e do cuidado com a Casa Comum ecoou em todos os cantos do mundo. Em tempos marcados por desigualdades, crises ambientais e conflitos, Francisco foi presença de luz — capaz de unir fé e razão, espiritualidade e ação, oração e ternura.

Pessoalmente, sempre me emocionei com sua capacidade de escuta, seu olhar sereno, suas palavras desarmadas. Francisco devolveu ao mundo a beleza da misericórdia.

Neste momento de luto:

À sua família, expresso meus mais sinceros sentimentos. A dor da ausência convive com a gratidão por uma vida que iluminou tantas outras.

O Papa Francisco foi um lider exemplar — humilde e ousado em seu amor pelos mais frágeis.

Ao povo argentino, que viu nascer e crescer esse homem que se tornou um líder global, ofereço um abraço fraterno. Seu filho mais universal será lembrado com orgulho por gerações.

E aos milhões de pessoas ao redor do mundo — de todas as religiões, línguas, cores, condições e fronteiras — que encontraram em Francisco uma palavra de consolo, um gesto de solidariedade ou um impulso de esperança, compartilho a imensa tristeza. 

Hoje, o mundo perde um líder espiritual. Eu me despeço de um exemplo de humanidade.

Descanse em paz, Papa Francisco.

Leia também:

Artigo Anterior

Como trocas de papas mudam os rumos das guerras

Próximo Artigo

Com ‘resgate da masculinidade cristã’, coachs pastores ‘Legendários’ crescem no Brasil

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!