
Originalmente publicado no site oficial da ex-presidenta Dilma Rousseff
Com a morte de Dom Pepe Mujica, o mundo perde um líder que fazia a esperança e a beleza da vida se combinarem de maneira magistral.
Temos uma dívida de gratidão eterna para com José Alberto Pepe Mujica Cordano, um dos mais belos seres humanos que o mundo teve o privilégio de conhecer. Não há adjetivos suficientes para descrever este lutador e defensor do povo.
Indomável, enfrentou bravamente a ditadura militar de seu país, que, por temê-lo, o manteve encarcerado durante quase 15 anos.
Não o dobraram. Ajudou a derrubar a ditadura e, por sua enorme capacidade de conciliação, reconstruiu o país que havia sido destroçado pela violência política e militar.
Por sua grandeza de espírito e amor pela justiça, defendeu sempre os ideais mais generosos e travou os melhores combates.
Solidário, visitou Lula quando de sua prisão injusta e tomou posições claras em defesa de sua liberdade e do respeito ao estado democrático de direito.
Por ser um inconformado, dedicou a vida inteira ao esforço para construir um mundo justo para todos, sobretudo para os pobres e oprimidos.
Por jamais ceder em seus princípios, foi amado pelo povo uruguaio, admirado pelos latino-americanos, respeitado pelo mundo, e manteve-se fiel a suas ideias, que defendia com firmeza e doçura.
Pela simplicidade de sua vida, foi exemplo de austeridade, modéstia e desapego da riqueza material.
Pela vida que construiu, Mujica jamais será esquecido e será sempre exemplo vivo de generosidade.
Mujica é um daqueles seres humanos que merecia viver para sempre. Felizmente, seu legado de amor à vida e ao povo ficará conosco eternamente.
Eu perdi um grande amigo, um parceiro de causas e ideias progressistas, mas ganhei lindas memórias que permanecerão em meu coração.
Esperamos fazer jus ao brilho que sua existência produziu durante a passagem entre nós. Os caminhos que ele percorreu nunca mais serão os mesmos, porque ele os iluminou.
Mujica é símbolo de luta, resistência à opressão, solidariedade e grandeza humana.
Foi um encantador de corações e mentes e, por isso, se tornou líder popular e referência mundial de ética e dignidade. Jamais será esquecido.
Como ele mesmo disse: “o guerreiro tem direito ao seu descanso”.
Descanse em paz, che Dom Pepe. Minha solidariedade a Lúcia Topolansky, sua companheira de uma vida inteira.
Com a morte de Pepe Mujica, o mundo perde um dos mais belos seres humanos que já conheceu. Lutador incansável, enfrentou a ditadura uruguaia, reconstruiu o país com coragem e conciliação, e tornou-se símbolo global de ética, simplicidade e generosidade. pic.twitter.com/DxHV7ycoHa
— Dilma Rousseff (@dilmabr) May 14, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line