Dilma Rousseff e o Papa Francisco durante cerimônia oficial no Brasil – Foto: Reprodução

A ex-presidente Dilma Rousseff emitiu uma nota de pesar pela morte do Papa Francisco. O pontífice morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21), por volta das 7h35, em decorrência de uma pneumonia bilateral. No documento, a atual chefe do Banco dos Brics afirma ter recebido a notícia com “profunda tristeza”. Dilma também destaca que a partida de Francisco “marca o fim de um dos pontificados mais humanistas, corajosos e inspiradores da história recente”. Leia a seguir:

Condolências pela passagem de sua Santidade Papa Francisco

Com profunda tristeza recebo a notícia do falecimento do Papa Francisco.

A partida de sua Santidade marca o fim de um dos pontificados mais humanistas, corajosos e inspiradores da história recente. Papa Francisco, filho das Américas, trouxe para o trono de Pedro a linguagem do cuidado, da simplicidade e da esperança.

Sua voz firme em defesa dos pobres, da justiça social, da fraternidade entre os povos e do cuidado com a Casa Comum ecoou em todos os cantos do mundo. Em tempos marcados por desigualdades, crises ambientais e conflitos, Francisco foi presença de luz — capaz de unir fé e razão, espiritualidade e ação, oração e ternura.

Pessoalmente, sempre me emocionei com sua capacidade de escuta, seu olhar sereno, suas palavras desarmadas. Francisco devolveu ao mundo a beleza da misericórdia.

Neste momento de luto:

À sua família, expresso meus mais sinceros sentimentos. A dor da ausência convive com a gratidão por uma vida que iluminou tantas outras.

O Papa Francisco foi um líder exemplar — humilde e ousado em seu amor pelos mais frágeis.

Dilma Rousseff cumprimenta o Papa Francisco após a missa de encerramento da JMJ, em 2013 – Foto: Reprodução

Ao povo argentino, que viu nascer e crescer esse homem que se tornou um líder global, ofereço um abraço fraterno. Seu filho mais universal será lembrado com orgulho por gerações.

E aos milhões de pessoas ao redor do mundo — de todas as religioes, línguas, cores, condições e fronteiras — que encontraram em Francisco uma palavra de consolo, um gesto de solidariedade ou um impulso de esperança, compartilho a imensa tristeza.

Hoje, o mundo perde um líder espiritual. Eu me despeço de um exemplo de humanidade.

Descanse em paz, Papa Francisco.

Dilma Rousseff.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/04/2025